Cobertura completa da 44ª Assembléia Geral da CNBB, em Itaici, no menu ao lado
Dom Matias Patrício de Macedo
Arcebispo de Natal/RN
"É impressionante para mim participar de uma assembléia com mais de 300 bispos de todo o Brasil reunidos em Itaici. Para nós é realmente um acontecimento que nos traz muita alegria e compromisso.
Este ano, discutimos sobre a evangelização da juventude que é realmente um desafio, e foi muito bom. Na assembléia falamos livremente sobre o que cada um pensa sobre a evangelização da juventude, fizemos um primeiro documento, que será estudado pelos jovens, depois voltará para uma nova assembléia dos bispos, onde esperamos colocar algumas diretrizes para a evangelização da juventude".
Dom Eugene Rixen
Bispo de Goiás/GO
"Como bispo, já participei de oito assembléias e esta foi um momento de oração e reflexão com todos os bispos porque neste momento precisamos realmente somarmos dentro deste tema fundamental: a evangelização da juventude, assunto que ocupou um grande tempo da assembléia.
No documento que lançamos, contém algumas dicas e esperamos que estas dicas sejam colocadas em práticas na comunidades paroquiais".
Dom Anuar Batisti
Arcebispo de Maringá/PR
"A 44ª assembléia deu uma grande resposta ao tema central. A mesma possibilitou aos bispos expressarem as suas preocupações, esperanças, pensamentos, expectativas e alegrias na evangelização deste seguimento tão importante da população.
Saio daqui muito alegre e satisfeito em ver que o episcopado brasileiro, apesar da algumas incertezas e limitações, está empenhado em descobrir caminhos para fortalecer as estruturas e fazer que a evangelização da juventude se torne ainda mais realidade".
Dom Sérgio Castriani
Bispo Tefé/AM
Cobertura da 44ª Assembléia da CNBB no menu ao lado
Dom Bernardino Marchió
Bispo de Caruaru/PE
"A assembléia é sempre um momento pascal, porque percebemos como de fato o Espírito Santo ressuscita e faz novas todas as coisas. A nossa Páscoa termina com o Pentecostes, e aqui respiramos um clima pentecostal, percebendo o Espírito Santo pairando sobre nós. Nossos corações estão cheios de amor como os dos discípulos de Emaús quando caminhavam com Jesus.
Estamos felizes porque tratamos de inúmeros assuntos que interessam a Igreja do Brasil. Foram mais de 300 bispos reunidos aqui; verdadeiramente sucessores dos apóstolos.
Em conjunto temos uma responsabilidade sobre todo o Brasil.
Saímos desta assembléia mais conscientes, mais irmanados, mais esperançosos e mais comprometidos com a realidade e com o Reino de Deus".
Dom Irineu Danelon
Bispo de Lins/SP
"Assembléia é sempre uma novidade para Igreja, para os bispos e para cada diocese. Neste ano, o tema trabalhado, é de bastante relevância, sem esquecer os outros temas das missões, dos sacramentos, da vida da Igreja, que entre outros também tiveram suas relevâncias.
A assembléia é muita ampla, pois trata de vida, da Igreja, do povo, do Brasil e de cada diocese.
Saímos daqui com os documentos quase prontos, e sobre tudo com a responsabilidade de colocar em ação tudo que aqui foi tratado e mostrar aos jovens que a Igreja não é velha".
Dom Antônio Muniz
Bispo de Guarabira/PB