São João Paulo II iniciou o seu pontificado com estas palavras: “Não tenham medo!”. Eu queria que você fosse fomentando essas palavras no seu coração!
Todos nós temos medo, sejam eles grandes ou pequenos. O problema não é se sentir amedrontado, mas deixar que isso nos paralise e nos oprima.
“Porque muitos são os chamados, e poucos os escolhidos.” (Mateus 24)
Você sabia que há um chamado de Deus para você? Quando o Senhor nos criou, Ele já tinha um plano, um projeto, uma vocação para nós.
Quando Ele nos criou, o fez para que fôssemos plenamente felizes! Dentro de nós há uma potência de felicidade, e Deus quer que usufruamos dela com toda nossa potencialidade de filhos.
Quando eu li esse Evangelho de Mateus, fiquei refletindo: Muitos são chamados, mas poucos são os escolhidos”. Deus chama a todos! O chamado é d’Ele, mas a escolha é nossa, se queremos segui-Lo ou não.
O primeiro passo para discernir o chamado de Deus é saber ouvi-Lo. Às vezes, temos tanta coisa para fazer que não temos tempo para ouvir a voz do Pai. Precisamos reservar um tempo para o Senhor.
Como dar a vida a Deus? Dedicando a Ele um tempo com qualidade. Muitas vezes, o Senhor nos chama por intermédio de pessoas da nossa paróquia ou de nossos amigos. Mas como estamos tão atarefados, não conseguimos entender e discernir a Sua Palavra. No entanto, o Senhor, que é sábio, nos lembra que a nós foram dados dois ouvidos e uma boca, ou seja, precisamos aprender a ouvir mais e a falar menos.
Quantas pessoas foram chamadas, capacitadas, mas não seguiram corresponder à sua vocação, porque não souberam ouvir a vontade de Deus!
Quando comecei a dar aulas, não sabia que Deus, por meio daquele ofício, estava me capacitando e me qualificando para aquilo que era o meu chamado: a pregação.
Escute o seu chamado e atenda a vontade de Deus! É pela sua vocação que você vai contribuir, de forma eficaz, para o Reino de Deus. Enquanto tentar viver a vocação alheia, a sua permanecerá parada. Enquanto quiser ser os outros, nunca será você mesmo. Se quer imitar alguém, imite apenas Jesus Cristo. Quando você identificar o seu chamado e começar a vivê-lo, será completamente feliz!
Hoje, o mundo nos oferece tantas facilidades, que estamos ficando fracos. Não queremos sofrer. O mundo plantou em nós uma grande mentira: ser feliz é não ter problemas. O único lugar no qual seremos felizes e não teremos problemas é no céu. Se formos esperar tudo dar certo na nossa vida para sermos felizes, nunca o seremos. Ser feliz é ter um objetivo.
A natureza deturpada dos outros não pode mudar a nossa natureza que é santa. Nosso ‘sim’ precisa ser renovado todos os dias, a cada cruz, em cada dificuldade. Se não fizermos assim, vamos esfriando nossa fé, nos acomodando. A vida é um processo de luta.
A cada dia, preciso olhar para a minha esposa e dizer meu ‘sim’ de novo. Eu falo para os meus alunos que é muito importante namorar, porque o namoro nos prepara para o casamento. Quando você se casa, tem uma vida de intimidade. Amar é, mesmo sabendo das fraquezas do outro, decidir amá-lo. É uma aventura ser pai, principalmente do primeiro filho! A cada fase precisamos reiterar o nosso ‘sim’.
O que nos faz santos é termos a disposição de dizer ‘sim’ ao Senhor. Nós temos “fome de Deus”, mas não vamos nos satisfazer plenamente neste mundo. O nosso chamado é individual. Ele nos chama, Ele nos espera.
Transcrição e adaptação: Jakeline Megda D’Onofrio