Quantas famílias seriam mais felizes se cada um se colocasse no lugar do outro!
Muitas vezes, dizemos que não temos um manual de instruções ou uma receita para viver em família. Mas, nós temos: “Pedimo-vos, porém, irmãos, corrigi os desordeiros, encorajai os tímidos, amparai os fracos e tende paciência para com todos. Vede que ninguém pague a outro mal por mal. Antes, procurai sempre praticar o bem entre vós e para com todos. Vivei sempre contentes. Orai sem cessar. Em todas as circunstâncias, dai graças, porque esta é a vosso respeito a vontade de Deus em Jesus Cristo. Não extingais o Espírito. Não desprezeis as profecias. Examinai tudo: abraçai o que é bom. Guardai-vos de toda a espécie de mal” (1 Tessalonicenses 5, 12-22.)
Nós nos perguntamos: O que fazer para vencer os conflitos dentro de casa? Se na sua casa acontecem conflitos é porque é uma casa normal. Mas o que fazer para nos proteger dos conflitos familiares e acabar com o mal-estar dentro de casa? Talvez a sua vida conjugal esteja insuportável porque há muitos anos não há mais diálogo e compreensão entre os dois.
A Bíblia produz muitos roteiros para um convívio santo e sagrado. E um dos roteiros é a Carta de São Paulo aos Tessalonicenses. Para resolvermos os conflitos dentro de casa é preciso reconhecer o que está acontecendo, e não cruzar os braços e se fazer de indiferente a eles. A Palavra de Deus nos mostra o que fazer e o jeito certo de fazer. Ela é para a família que anda na fé e se aplica de maneira maravilhosa para um bom convívio dentro de casa.
Quem é seu apoio na hora das necessidades? A Palavra de Deus diz: “Pedimo-vos, porém, irmãos, corrigi os desordeiros, encorajai os tímidos, amparai os fracos e tende paciência para com todos. Vede que ninguém pague a outro mal por mal. Antes, procurai sempre praticar o bem entre vós e para com todos”.
Como se consegue uma vida familiar saudável? “Antes, procurai sempre praticar o bem entre vós e para com todos. Vivei sempre contentes. Orai sem cessar. Em todas as circunstâncias, dai graças, porque esta é a vosso respeito a vontade de Deus em Jesus Cristo”. O único jeito de ter paz dentro de casa é aprendendo a perdoar; não existe outro caminho. É impossível viver ao lado de um ser humano sem nos ferirmos mutuamente, por isso precisamos nos perdoar sempre.
Nesta Palavra nós temos o grande mecanismo espiritual para nos libertar de toda opressão nos relacionamentos. Talvez você diga: “Na minha casa existe um ar pesado. Precisamos pedir que um padre jogue água benta e abençoe a nossa casa!”. Você acabou de descobrir que há uma opressão dentro da sua casa, e com esta Palavra você tem um mecanismo espiritual para libertar a sua família.
Você já observou que a Palavra de Deus nunca perde a doçura mesmo sendo uma palavra de exortação? Ninguém que passou pela face da Terra foi tão doce, firme e preciso como Jesus. Jesus Cristo era o homem do diálogo. A pior pessoa podia se aproximar de Jesus que Ele a recebia. Aos pecadores, Jesus acolhia e tinha sempre uma palavra de conforto. Na Palavra de Deus, você nunca vai ver Jesus perguntando sobre o passado de alguém! Ele sempre dá uma vida nova para todos que d’Ele se aproximam. Em vez de afogarmos as pessoas em um abraço de acolhida e perdão, nós nos fechamos e ficamos remoendo o passado. Nós temos que aprender com Jesus a despedaçar os conflitos dentro da nossa casa. Jesus nunca perguntou para nós o passado que nós tivemos; Ele nunca ficou remexendo “a lata de lixo” do nosso passado. O ser humano, que é especialista em perdoar o pecado, tira de letra ficar revirando o passado. Precisamos aprender com Jesus a viver a vida nova e nos colocarmos no lugar do outro.
Três passos indispensáveis para a cura dos nossos relacionamentos: Ser compreensivo, se colocar no lugar da outra pessoa, tratar o outro com estima e viver em paz. Se você quer uma família enraizada em Deus, viva essas três coisas. Jesus está apresentando para nós um remédio para curar qualquer família. Você sabia que a discórdia, por tudo o que ela gera em nós, nos faz envelhecer antes do tempo? Quando uma pessoa não busca em Jesus a sua cura, ela se torna uma pessoa envelhecida e azeda. Conhece alguém assim? Uma pessoa rabujenta, que reclama de tudo e nada está bom?! É a pessoa que não busca a Deus e não se abre para o perdão.
Quem não se cura se torna uma fonte de sofrimento para quem está perto dela e a ama. Ou seja, se você não busca a cura em Jesus, quem sofre é quem o ama. Isso é uma injustiça para aqueles que nos amam, porque nos tornamos uma fonte de sofrimento para os outros. Nós que acompanhamos pessoas assim ficamos com pena delas e com pena de quem convive com elas, porque elas trazem sofrimento ao próximo e sofrem. Como é triste viver ao lado de uma pessoa sem educação e bruta!
Eu acompanho pessoas há 25 anos e sinto pena de certas mulheres que não se casaram com um homem, mas com um “cavalo”. Mulheres e maridos, parem de reclamar do seu cônjuge! Eu lhe pergunto: Que tipo de pessoa você é ao lado de quem o ama?
Se você for capaz de cercar o seu marido e sua esposa de amor não será necessário ficar o(a) perseguindo para ver se ele(a) está com outra pessoa. A primeira coisa que torna uma pessoa boa é você se colocar no lugar dela e ter mais consideração. A maior demostração que Deus nos deu foi a cruz de Jesus Cristo. Se você tem a tentação, na sua casa, de não perdoar, olhe para Jesus na cruz que disse: “Pai perdoa-lhes porque eles não sabem o que fazem!” Esta oração é capaz de esvaziar os conflitos dentro de casa; e eu tenho me esforçado para viver isso.
Todas as vezes que você se coloca em oração pela sua família e se coloca em oração diante de Deus, Ele desce até os infernos para libertar você e sua família. Coloque nas mãos do Senhor a sua casa e sua família! Coloque-se no lugar da sua mulher e do seu marido e perdoe a ele (a)! Tenha sentimentos de compaixão.
Transcrição e adaptação: Jakeline Megda D’Onofrio