A proposta deste encontro é esta: crescer. Mas não podemos crescer como a mandioca, que cresce para baixo, ou como o rabo do cavalo, que também cresce para baixo. Precisamos crescer como o eucalipto, que cresce para cima. Precisamos ser radicais, pois, para crescer é preciso ter raízes. Um sinal de crescimento é quando alguém começa a cuidar de outra pessoa, quando se é responsável por alguém ou por um grupo de pessoas.
Ao ser perguntado pelos repórteres: “O que você sente no coração quando se depara com esta multidão de jovens?”, a única palavra que me vem ao coração como resposta é: responsabilidade.
Portanto, quando você começa a ser responsável por alguém (até mesmo se for pelo seu irmãozinho mais novo) você começa a demonstrar sinais de crescimento. Quando começamos a cuidar de alguém, independente do meio em que se vive, isso é um sinal de maturidade, de crescimento.
Meus irmãos, vamos cuidar uns dos outros! Esta é a proposta do PHN. E saiba que ninguém é bom sozinho. Aqui, na Canção Nova, nós trabalhamos em equipe, ajudando uns aos outros e, assim, vamos proporcionando a vocês um encontro desta magnitude. Temos 150 mil pessoas presentes neste encontro. Isso numa cidade de 35 mil habitantes. Portanto, é necessário toda uma estrutura para acontecer um encontro como este. Daí a necessidade de ajudarmos uns aos outros.
Na Canção Nova, somos irmãos que vigiam uns aos outros (no bom sentido da palavra). Estamos atentos para ver se nossos irmãos estão bem, se estão tristes, e assim por diante. Isso é cuidar uns dos outros. E como é bom cuidar da pessoa humana acima de tudo!
Existem pessoas querendo legalizar o aborto no Brasil. Nós católicos precisamos denunciar isso. O aborto não pode ser legalizado em nosso país! Um médico que estudou durante tantos anos não pode se tornar um assassino! Ele não estudou para tirar vidas inocentes. A nós católicos foi dada a missão de cuidar da nossa raça humana. É justo, é necessário que se cuide da natureza, da ecologia, preservar o mico-leão, o coala e outros animais em extinção. Mas, acima de tudo, é preciso cuidar dos filhos de Deus!
Eu só tenho crescido em minha vida porque tenho aprendido a cuidar de você. Desde setembro do ano passado já trabalhávamos nesse encontro. E isso sem te conhecer! Mas, mesmo assim, já estávamos “apaixonados” por você. Esperávamos com muita expectativa a sua vinda para cá.
Chegamos aos 12 anos de PHN. Obrigado, Senhor, por essa “santa teimosia”! O PHN começou com um programa que eu apresentava chamado “Resgate Já”. Durante seis anos eu o apresentei. Estive em casas de recuperação, orfanatos, asilos… Cheguei a ficar três dias dentro de um presídio de segurança máxima, onde pude fazer um show ali dentro e rezar o Terço com os detentos. Terminando o show eu fui para minha casa, e aqueles homens voltaram para a cela. Ali começou o PHN, quando Deus me dizia ao coração que aqueles homens pagavam o preço de uma escolha errada que fizeram. E eles não precisavam pagar esse preço. Pois Jesus já pagou na Cruz o preço do nosso resgate. A dívida que temos por causa do nosso pecado já foi quitada pelo Sangue de Nosso Senhor.
A Palavra de Deus, em Hebreus 3, 12-14, nos diz assim: “Cuidai, irmãos, que não se ache em algum de vós um coração transviado pela incredulidade; que ninguém se afaste do Deus vivo. Antes, animai-vos uns aos outros, dia após dia, enquanto ressoar esse 'hoje', para que nenhum de vós fique endurecido pela sedução do pecado — pois tornamo-nos parceiros de Cristo, contanto que mantenhamos firme até o fim a nossa constância inicial”.
O Senhor está nos dando esta ordem: 'cuidai'! Você tem que cuidar de alguém. Quando meus pais envelheceram, eu já estava na Canção Nova. Quando meu pai morreu, eu estava em missão. Quando minha mãe, morreu, eu também estava em missão. Quem cuidou dos meus pais, quem teve essa honra, foi a minha irmã mais velha, a Sandra. Por isso, muitas vezes, antes de viajar, passava em minha cidade, em Pindamonhangaba, para visitar meus familiares e, em especial, uma outra irmã doente (hoje já falecida), que era cuidada pelos meus sobrinhos. Quantas vezes eu era tocado por aquela “pregação” em casa ao me deparar com a cena de meu sobrinho carregando a própria mãe no colo, despindo-a para dar banho nela, cuidando dela em suas necessidades pessoais.
Aprenda: quem cuida cresce. E quem cresce é porque cuidou de alguém! Mãe, pai, saibam que cuidar é não permitir que esses programas sujos cheguem aos seus filhos. Porque existem hoje em dia tantos jovens viciados? É porque não houve quem cuidasse deles. Cuidar significa proteger. Proteja a sua família!
Cuide, no lugar onde você vive, na sua casa, para não deixar ninguém morrer na incredulidade. Você precisa motivar os outros, animar os outros, você não pode se dar por vencido. Anime a pessoa que você ama. Você vai “se virar”! Vai dar um jeitinho de animar essa pessoa que está em depressão, sem objetivo na vida. É preciso o seu empenho para trazer novamente o sorriso nessa pessoa.
Cuide do seu filho. Proteja-o! Bloqueie na sua internet os sites pornográficos. Bloqueie aqueles canais de filmes eróticos em sua TV por assinatura. Desfaça aquele “altar a satanás” que é o barzinho cheio de uísque, vodca, etc., que você insiste em manter em sua casa!
Saiba que seus filhos imitam os pais quando os veem rezando. E o mesmo se dá quando aquele pai que não é convertido encontra o seu filho rezando dentro do quarto. Aquele pai irá querer saber o que se passa com seu filho. E ele acabará aqui na Canção Nova vindo com você jovem num próximo encontro como este.
Jesus sabe quem é você. E assim como Pedro foi avisado pelo Senhor de que ele seria “peneirado” por satanás, o mesmo se dá com você. Você também será peneirado pelo maligno. Você conhecerá crises. Mas, assim como Jesus orou por Pedro, Ele também reza por você. Cristo orou por você. E saiba: todos nós só estamos aqui porque passamos por crises: crises afetivas, no casamento, crise financeira, entre outras.
Eu sei que a crise faz parte da minha vida. Eu, Dunga, sou feito de crises. No entanto, eu sei que, em meio a cada uma destas [crise], Jesus ora por mim! Ele roga ao Pai para que eu persevere e continue a confirmar na fé os meus irmãos.
Vivendo agora esta "peneira" [esta crise], tome coragem! Observe quantos latões de lixo estão aqui ao seu redor. Jogue fora esta camisinha, este calendário de mulher nua, esta droga que você trouxe… Jogue fora! Isso é a crise, a "peneira", e você está sendo provado! Entendeu?
Você não sairá daqui a mesma pessoa: você voltará para casa melhor ou pior. Mas do mesmo jeito em que estava ao chegar aqui jamais! Então decida-se! Decisão significa “dar um corte”. Hoje você precisa cortar com esse mal que tem escravizado você. Faça este corte, pois você está em crise. Você nunca mais terá medo dessa palavra [crise], porque entendeu que crise é peneira, é fazer as escolhas certas, separar o que é bom daquilo que não presta.
É preciso peneirar o seu namoro, sua vida, suas amizades. Deus quer você. E o inimigo quer também a sua vida. Você está sendo peneirado no meio de um combate, de uma disputa entre o céu e o inferno. Mas você sairá vencedor em meio a tudo isso, pois Jesus Cristo reza por você.
Fazemos parte desta juventude santa, desta juventude PHN. Vamos terminar proclamando com toda força, juntos: “O meu lugar é o céu!”
Transcrição e adaptação: Alexandre de Oliveira
Veja também:
:: Canção Nova lança Bíblia on-line para dispositivos móveis
Conheça mais do nosso conteúdo:
:: WebTVCN, muitos vídeos para você
:: Gente de fé, a sua comunidade de relacionamento cristã
:: Podcasts: ouça áudios sobre variados assuntos
:: Cadastre sua paróquia ou capela no Portal Canção Nova
Para o seu celular:
:: Canção Nova Mobile
:: CN Chama, a Palavra de Deus no seu celular
:: Iphone
Mais canais na web:
:: meadiciona.com/cancaonova