Cristo veio para nos libertar do pecado que nos escraviza e nos tirar a identidade de filhos de Deus
“E Jesus dizia aos judeus que nele creram: Se permanecerdes na minha palavra, sereis meus verdadeiros discípulos;conhecereis a verdade e a verdade vos livrará.Replicaram-lhe: Somos descendentes de Abraão e jamais fomos escravos de alguém. Como dizes tu: Sereis livres? Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade vos digo: todo homem que se entrega ao pecado é seu escravo. Ora, o escravo não fica na casa para sempre, mas o filho sim, fica para sempre. Se, portanto, o Filho vos libertar, sereis verdadeiramente livres” (Jo 8,31-36).
Essa passagem nos mostra que ser totalmente de Deus é ser livre. E ser livre em Deus é nos livrarmos do pecado.
Todo aquele que peca fica amarrado ao pecado, e todos nós somos pecadores. Se somos agarrados aos pecados que nos afastam de Deus, somos escravos.
Jesus, no meio do seu raciocínio, chama à atenção para nossa identidade de filhos de Deus. Somos filhos d’Ele e temos de nos lembrar disso, pois nossa natureza pecadora nos faz esquecer dessa realidade.
Todo filho de Deus tem casa, tem morada, tem a casa do Pai. Todos nós temos de ir em direção a casa d’Ele. Mas o escravo do pecado não aguenta a verdade, não aguenta ficar na casa do Pai, porque Ele é a verdade. E quando nos encontramos com Deus, percebemos que nascemos para ser livre.
A liberdade nos dá a opção de escolher o bem
Quando eu me converti, achava que não era possível ser jovem e fazer coisas legais sem pecar. Mas as pessoas que me ajudaram, no meu caminho, sabiam a diferença entre fazer o bem e o mal. A liberdade oferece a opção de podermos fazer o bem. Ser livre é escolher o caminho do bem, é escolher a verdade. É essa a opção que queremos fazer.
Jesus veio para nos libertar da mais grave das escravidões, que é o pecado, que nos trava na função de filho e nos causa todas as outras escravidões. O demônio veio para enganar e roubar nossa liberdade; Jesus veio para nos libertar dessa realidade de pecado a que fomos submetidos.
Se Jesus veio por nós, temos a quem recorrer quando cairmos e nos arrependermos. Somos livres para escolher e podemos não escolher Deus, mas é só quando O escolhemos que exercemos nossa liberdade plenamente.