Tudo podemos quando estamos na companhia de Deus, pois Ele nos dá forças para superarmos tudo
Em Filipenses 4,13, diz: “Tudo posso naquele que me dá força”. Isso é simples, rápido, mas profundo e especial.
Ao lermos esse versículo, pensamos logo que somos fortes e conseguimos tudo o que queremos. Se lermos do jeito que aprendemos, só um versículo, podemos pensar que podemos tudo, do nosso jeito, do jeito que achamos que é melhor para nós. Mas não é tão simples assim.
Precisamos entender o contexto, analisar quem escreveu o versículo e por que disse isso. São Paulo, enquanto esteva na prisão, escreveu essa carta aos filipenses, convidando-os a viver um estilo de vida de acordo com a vontade de Deus. Paulo falava daquilo que o coração estava cheio, partindo da experiência, da vivência.
Paulo teve a capacidade de superar as perseguições, porque, para ele, só importava que Cristo fosse anunciado. Pouco antes dessa passagem, na mesma carta, em Filipenses 4,10-12, o apóstolo norteia o caminho de santidade e nos convida a entregarmos nossa vida a Deus. Por isso, não se pode ler ‘Tudo posso naquele que me fortalece” pensando em fazer as nossas vontades.
Deus sabe tudo o que enfrentamos, conhece todas as dificuldades e situações, e é isso que São Paulo quer dizer, que temos de ter forças no Senhor para enfrentarmos todas essas situações, vencer tudo. Paulo aprendeu a se bastar em todas as situações, não porque era autossuficiente, mas porque aprendeu a superar tudo louvando a Deus.
Virão situações difíceis, e nós temos de aprender a lidar com elas, conformarmo-nos em Deus. Esse versículo diz do Senhorio de Deus: tudo posso n’Aquele que é Todo-poderoso, que tem força para tudo e nos dá forças para enfrentarmos tudo nas suas vontades.
Deus nos olha, sabe toda nossa história e nos convida a confiar n’Ele, aceitá-Lo como Senhor da nossa vida. O primeiro passo para recebermos a força de Deus é reconhecermos que não somos invencíveis, imbatíveis. Pode haver lágrimas e sofrimento, mas com Ele ao nosso lado temos a confiança de que iremos superar.
“Buscai o Senhor em primeiro lugar e a sua justiça, e tudo mais lhe será dado em acréscimo” (Mt 6,33). Deus não mente nem quebra Suas promessas. Ele dará toda força e os meios de superarmos as dificuldades nas suas coisas.
Reconheçamos nossa fragilidade e fraqueza, mas saibamos onde colocar nossa esperança e clamor, pois só Deus pode nos sustentar nos momentos difíceis. Temos a certeza de que Deus está nos olhando, Ele não nos livra do sofrimento, mas, por meio d’Ele, ensina-nos a superá-lo.
Se chegamos até aqui, é porque o Senhor nos ajudou, não nos desamparou. Só não experimenta essa graça quem não quer, pois Ele não muda Suas promessas nem Sua bondade. Mesmo que tenhamos de parar tudo e recomeçar, recomecemos. Recomeçar a vida em Deus não é fracasso, mas sinal de vitória.
Transcrição e adaptação: João Paulo dos Santos
Assista a essa pregação pelo Canção Nova Play