Jesus é o médico dos corpos e das almas
Meus irmãos, o bom Deus está nos conduzindo com maestria, de maneira terapêutica. Às vezes, quando vamos a um encontro de fé como este, pensamos nas chagas que temos, mas, durante todo o evento, vamos descobrindo tantas outras chagas! O bom Deus vai nos levando às realidades que desconhecemos. Jesus, o Médico dos médicos, está nos conduzindo.
Hoje, estamos celebrando Santo Tomás de Aquino. Esse homem, meus irmãos, descobriu que, se fosse santo, haveria de mendigar a humanidade em Jesus; se fosse santo, haveria de trabalhar com o doutor Jesus para curar os enfermos do corpo e da alma.
A fé a razão caminham juntas
São Tomás de Aquino gastou a vida procurando mostrar, de maneira empírica, que Deus existe. O que é empírico? É de maneira experiencial. Estamos falando, o tempo todo, do encontro pessoal com Jesus. Ora, São Tomás mostrou que a razão é serva da fé, e a fé é serva da razão, elas se unem.
São João Paulo II dizia: “Duas asas para nos levar a Deus”. Passarinho com uma asa só não voa, nós precisamos então da fé e da razão.
Na oração das Laudes de hoje, há uma prece que é assim: “Em vossos santos, que guiamos povos, sois o médico dos corpos e das almas. Não cesseis de exercer para conosco o ministério da vida e da santidade”.
É por isso que os santos fazem parte do ministério do Doutor Jesus. Meus irmãos, a grande cura é a santidade de vida.
Assista a um trecho da pregação:
Transcrição e adaptação: Adailton Batista