O alcance do milagre está extremamente ligado a nossa fé
O combatente é o guerreiro valente, e nós somos convocados a ser guerreiros na fé. Para isso, precisamos de treinamento na oração, mas desistimos com muita facilidade.
O fundador da Canção Nova, monsenhor Jonas Abib, diz-nos: o milagre está ao seu alcance. A palavra “alcance” tem muitos sinônimos, mas, nesta frase, ela se refere a “tocar”, “obter”. O fato de o milagre estar ao nosso alcance significa que ele não é algo impossível. Para nós, ele pode até ser, mas para o Senhor não! Ele também pede um esforço, que nós tentemos chegar até Ele.
O Catecismo da Igreja Católica nos ensina que Deus nos convida a uma comunhão com Ele, e a nossa resposta para entrar em comunhão com Ele é a fé.
Deus também nos convida, pela fé, a crermos n’Ele, pois é por meio dela que Ele realiza o milagre, o qual vem para fortalecer nossa fé; assim, os dois estão ligados. A fé possibilita o milagre e o milagre fortalece nossa fé em Deus. No entanto, o milagre não é uma mágica para nos satisfazer, não é um desejo ou uma curiosidade, mas sim um convite para fortificar nossa fé e nos dizer que Ele está cuidando de nós.
Deus realiza o milagre para que sejamos íntimos d’Ele, mas se Ele não o realizar, isso não nos impede de continuar acreditando. Milagre não é para fazer a nossa vontade nem para Deus nos provar algo. O milagre serve para que Ele possa nos dizer para não jogarmos a toalha, não sermos um povo frouxo, que desiste na primeira batalha e dificuldade. O Senhor vem nos dizer que é capaz de realizar milagres, mas temos de fazer o esforço para alcançar essa graça.
Deus quer realizar milagres em nossa vida, e depois que Ele os realizar, temos de ter a nossa fé fortificada e mudar a nossa vida. Quando Ele realiza um milagre na nossa vida, é um chamado para ficarmos mais perto d’Ele.
Leia também:
.:Fé, um exercício contínuo
.:Aplicando a fé
.:A fecundidade da fé
Transcrição e adaptação: João Paulo dos Santos