Deus nos dá de presente esta liturgia, na qual Cristo fala que precisamos ser uma Igreja em movimento.
“Naqueles dias, o Senhor disse a Abrão: “Sai da tua terra, da tua família e da casa do teu pai, e vai para a terra que eu te vou mostrar. Farei de ti um grande povo e te abençoarei; engrandecerei o teu nome, de modo que ele se torne uma bênção. Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão abençoadas todas as famílias da terra! E Abrão partiu, como o Senhor lhe havia dito.”
Na primeira leitura do livro de Gênesis, vemos um Deus que se manifesta. Ele diz para Abrão: “Saia da sua terra”. Na época, Abrão tinha 75 anos, e o Senhor lhe disse: "Saia do meio de seus parentes".
O Senhor quer que nos movimentemos, Ele não quer que fiquemos parados. Abrão não tinha nenhuma segurança humana, o que ele tinha era uma promessa de Deus.
Hoje, o Senhor nos fala: “Vai para terra que eu te mostrar, saias do teu comodismo”. Essa é ordem de Jesus para nós. Tenhamos coragem, pois Deus está com cada um de nós, e Ele nos guiará. Tenhamos a coragem de entregar a nossa vida para Ele.
Jovem, saia das drogas, da vida velha, saia do adultério, dê uma chace para Deus, pois Ele estará com você na sua decisão. Deus o criou para fazer o bem.
Abrão não tinha nada, ele não conhecia o povo que ia encontrar naquela região para qual o Senhor o enviava. A única coisa que Ele tinha era fé.
Deus não teve vergonha de morrer na cruz para que fôssemos salvos, mas muitos de nós têm vergonha d'Ele. Convertamo-nos! Não dá para viver na sociedade como se não conhecêssemos Jesus. O mundo está esperando a nossa conversão, a nossa mudança de vida. O que está faltando, na nossa vida, para que nos comprometamos mais? Tenhamos a coragem de sair de nossa terra.
"Naquele tempo, Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João, seu irmão, e os levou a um lugar à parte, sobre uma alta montanha, e foi transfigurado diante deles. O seu rosto brilhou como o sol e as suas roupas ficaram brancas como a luz. Nisso, apareceram-lhe Moisés e Elias, conversando com Jesus.
Então, Pedro tomou a palavra e disse: "'Senhor, é bom ficarmos aqui. Se queres, vou fazer aqui três tendas: uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias'. Pedro ainda estava falando, quando uma nuvem luminosa os cobriu com sua sombra. E da nuvem uma voz dizia: 'Este é o meu Filho amado, no qual eu pus todo o meu agrado. Escutai-o!' Quando ouviram isto, os discípulos ficaram muito assustados e caíram com o rosto em terra. Jesus se aproximou, tocou neles e disse: 'Levantai-vos e não tenhais medo'. Os discípulos ergueram os olhos e não viram mais ninguém, a não ser somente Jesus. Quando desciam da montanha, Jesus ordenou-lhes: 'Não conteis a ninguém esta visão até que o Filho do Homem tenha ressuscitado dos mortos'".
Jesus quis mostrar que tudo vale a pena em vista do Céu. As perseguições, as perdas, as dificuldades valem a pena por causa do Céu.
Vivemos, aqui, mas somos estrangeiros, nosso lugar é o Céu. Estamos de passagem neste mundo. Todo sofrimento passará, só não passará se formos para o inferno.
Como chegar no Céu? Sendo íntimo de Deus, lendo o Evangelho, todos os dias, para escutar o Senhor.