Nessa liturgia da Palavra de hoje, é importante percebermos que nessa vida nova que Deus nos propõe, as dicas que o livro do eclesiástico nos dá.
Precisamos buscar a sabedoria de Deus. Mas, porque? Porque ela vai nos dar a capacidade de separar o joio do trigo. O bom do que é ruim. Ela vai nos dar a graça de discernirmos, compreendermos e buscarmos o que é correto. Aquilo que gera vida em nós e nos traz transformação, renovação.
“Antes de todas as coisas foi criada a sabedoria, e a inteligência prudente vem da eternidade. Fonte da sabedoria é a palavra de Deus no mais alto dos céus e seus caminhos são os mandamentos eternos.” Eclo 1,4-5
O que o Senhor está nos dizendo? Que vamos experimentar a sabedoria que vem do alto, pela Palavra. Se você quer viver a vida nova, se você quer adquirir sabedoria, hoje o Senhor está apontando o caminho: precisamos buscar essa sabedoria na Palavra.
Você precisa buscar a Palavra todos os dias. Ela gera em nós transformação, libertação. Se você quer permanecer em Deus, precisa ser mulher da Palavra, homem da Palavra.
Senhor, dá-nos esta graça neste dia!
Não estou dizendo que não devemos buscar o conhecimento. Isso também é dom de Deus. Estou dizendo da sabedoria que gera em nós essa prudência eterna, esse discernimento, essa capacidade de compreensão das realidades espirituais, do combate que travamos quando vivemos a vida nova em Cristo.
”Só um é o altíssimo, criador onipotente, rei poderoso e a quem muito se deve temer, assentado em seu trono e dominando tudo, Deus. Ele é quem a criou no espírito santo: Ele a viu, a enumerou e mediu.” Eclo 1,8-9
Aí está outro ponto, outro caminho: a experiência com o Espírito Santo. Ele tem disponibilizado para nós, a sabedoria como carisma. cf. I Cor 12
Você precisa ser cheio do Espirito Santo, ter uma vida no Espírito. É hora de abandonarmos a vida velha, para transbordarmos e experimentarmos a força poderosa do Espirito Santo sobre a nossa vida, sobre a nossa mente!
A Palavra de Deus tem o poder de curar, de libertar.
O que nós precisamos aprender do evangelho de hoje, é pedir para que o Espirito Santo nos liberte de toda a surdez espiritual, de toda mudez que nos impede de testemunhar as maravilhas de Deus.
O Senhor precisa nos libertar dessa anestesia.
Precisamos nos abrir para fazermos essa experiência. Aonde estivermos, precisamos ser agentes de transformação. Levar aquilo que experimentamos a outros.
Talvez nós não viveremos o martírio que São Policarpo viveu, mas precisaremos viver o martírio branco da renúncia, de deixar as coisas velhar pra permanecer na vida nova. De experimentar a misericórdia, no sacramento da penitencia. O martirio de mesmo cansado, e tentado a não ir a Missa, participar dela. O martírio de permanecer em Jesus, aquele que me deu vida nova.
Essa é a minha, e a sua missão.
Transcrição e adaptação: Nara Bessa
(12) 3186-2600