O poder da oração em línguas está na profunda intimidade com Deus
A experiência com o dom de línguas vem de forma diferente para cada um. Para alguns, vem no louvor; para outros, na leitura da Palavra. O importante é um coração aberto à experiência com o Espírito Santo.
O batismo com o Espírito Santo é a confirmação do revestimento do Espírito, e com Ele há os dons espirituais. Contudo, o mais importante é a transformação que ocorre no coração do ser humano.
O mistério da Oração em Línguas
Durante a oração em línguas, o Espírito ora em nós. Mas como acontece esse mistério? Para entender como isso acontece, é importante compreender como se constitui a trindade: Pai, Filho e Espírito Santo. Logo, quando oramos em línguas, participamos da intimidade e do amor entre o Pai e Filho, somos envolvidos pela atenção e pelo cuidado trinitário.
Quando oramos em línguas, adquirimos uma melhor compreensão dos propósitos de Deus para nós; e por meio da ação do Espírito Santo, compreendemos melhor a Palavra. Adoramos melhor e, principalmente, temos a nossa vida preenchida por uma necessidade de orar.
A ação do Espírito em nós nos transforma e nos ajuda a amar, a perdoar, a nos compadecer, pois o Espírito nos sonda e nos conhece melhor do que nós mesmos. Ele sabe as nossas intenções e conhece as nossas necessidades.
Quando oramos em línguas, não é a nossa inteligência em ação, as palavras são determinadas pelo Espírito Santo, mesmo apesar de usarmos nossas bocas e de termos consciência do nosso corpo. Essas “palavras” ininteligíveis são produzidas pelo Espírito Santo e se expressam com Ele da melhor maneira.
Poder que vem pela oração em línguas
Mas qual o poder da oração em línguas? É o de gerar em nós maior intimidade com Deus. O importante na oração em línguas não são as palavras, mas o mistério da intimidade do ser humano com Deus, direcionado pelo próprio Espírito Santo.
A partir dessa intimidade, da abertura à condução pelo Espírito, manifestam-se os demais dons, em que, mediante a providência divina, podemos usar do dom de profecia; da palavra de sabedoria; da palavra de ciência etc. Porém, tudo isso depende de nos desapegarmos do desejo inconsciente de conduzir a Deus no lugar de nos deixarmos ser guiados por Ele.
Oração em línguas: canal direto de intimidade com Deus
O dom da oração em línguas nos permite ter um canal de contato direto com Deus. Diferente da nossa comunicação, que é medida pela voz ou por instrumentos tecnológicos, a oração em línguas é um canal sobrenatural e direto de comunicação com Deus.
Na oração em línguas, o ser humano experimenta uma unidade nova de ser um só corpo, uma só alma e um só Espírito com Deus, numa poderosa intercessão e, desse modo, gerando uma maior intimidade com Deus.
Como podemos ser ajudados pela oração em línguas? A oração em línguas marca a abertura para os outros dons, prepara-nos para ouvir, para entender a vontade de Deus, e nos permite ser receptíveis para a transformação, para que as outras pessoas possam ver Deus em nós.
Sejamos abertos à experiência com Deus, por meio da oração em línguas, para que Ele possa trabalhar em nós.
Assista a um trecho da pregação:
Leia também:
Batismo no Espírito Santo
Recebam o Espírito Santo para dar a vida
“O principal poder da oração em línguas é gerar em nós intimidade com Deus”, padre Edison Oliveira. #quintadeadoracao pic.twitter.com/gRRjZqPWQC
— Canção Nova (@cancaonova) 3 de maio de 2018
Transcrito e adaptado por Jonatas Passos