A família é uma instituição divina e nela os filhos recebem um amor imensurável
A experiência do amor de Deus através dos filhos é profunda e marcante. São João Paulo II dizia: “A mesma mão que balança o berço para a criança dormir, é a mesma que aponta para o futuro”.
O Livro dos Provérbios é o mais típico de todos. Para Davi não foi fácil ser pai, para um padre como eu, é muito exigente ser um pai espiritual, mas os filhos são uma bênção.
Alguns casais ainda não receberam o dom de gerar um filho em seu coração. Os filhos são um dom, não são um produto e nem frutos da manipulação. Casais que não têm filhos biológicos, a alegria da adoção é profunda!
A maternidade vai nos ajudando a experimentar o que Salomão escreveu no Livro dos Provérbios. No capítulo 13, Salomão escreve algo belíssimo sobre os filhos, é a chave para abrir as portas do coração de uma família.
Filhos, ouçam seus pais
Como está a disciplina em sua família? Disciplina não quer dizer “casa arrumada”. A disciplina começa quando os filhos ouvem os pais. É muito importante que os filhos ouçam a voz de seus pais.
Os filhos que escutam os pais, têm grandes presentes na vida. A disciplina faz parte do discipulado. Como é importante quando os pais vão direcionando, com ternura e testemunho, a vida dos filhos.
O resgate da vida é uma riqueza
O resgate da vida de uma pessoa é uma riqueza. As pessoas se tornam ricas quando são resgatadas. Alguns pais se tornam superprotetores demais, têm medo que seus filhos se machuquem. Quando o seu filho está dizendo: “Pai e mãe, larguem do meu pé”, talvez esteja dizendo: “Eu preciso de vocês. Não me larguem”.
A insolência de um filho é o desastre da família. Um filho insolente está transgredindo nos mandamentos de Deus. Independentemente de quem sejam os nossos pais, não podemos levantar a voz para eles. Muitos filhos progrediram na vida, mas, esqueceram-se de seus pais, negaram o pai e a mãe.
Todas as famílias devem evitar a insolência. Não existe justificativa para que os filhos sejam insolentes. Os filhos que caminham com os pais, jamais serão arrogantes. A arrogância pode destruir as famílias.
Filhos, cuidem de seus pais
Bem-aventurados os filhos que cuidam de seus pais. A indiferença pode acabar com todos nós. O que me preocupa é que muitas pessoas não visitam os pais, arrumam sempre uma desculpa, e estão terceirizando o amor.
A família é uma instituição divina e nela os filhos recebem um amor imensurável. Os filhos novos não nascem numa universidade ou numa escola privada, mas na família.
O papel da mulher na família
As mulheres são mais valiosas do que qualquer joia. A alegria do homem é encontrar a sua mulher feliz. O Livro do Provérbios está batendo no coração de todas as mulheres.
Um conselho prático para as mulheres: vocês são belíssimas, mantenham-se sempre belas por dentro e por fora. Não descuidem da beleza espiritual. Essa participação feminina traz luzes para a família.
O papel do homem na família
Há em muitas famílias a crise da figura paterna, muitos pais ficam ausentes na formação dos filhos. Muitos homens têm grandes qualidades, mas não as colocam em prática em casa. Feliz é a família que tem o pai para fortalecer as raízes, pois muitas famílias se veem abandonadas porque os pais deixam a casa.
Jesus está em todas as famílias, Ele faz parte das nossas casas!
Confira também:
.:Homens que rezam por suas famílias sabem aonde ir
.:Dez motivos para as famílias lerem a Exortação Alegria do amor
.:Estamos em guerra: casamentos descartáveis e famílias em segundo plano
Transcrição e adaptação: Karina Silva.