Quando chegam as pessoas perto de mim dizendo que a minha pregação foi muito boa, eu peço que Jesus me ajude a não cair no orgulho e na tentação. Não posso esquecer de que sou um servo inútil e, por isso, o que faço é a minha obrigação.
O tempo da Quaresma é propício para nos humilharmos diante do Senhor, por isso, coloque, aqui, aos pés do Senhor, as suas decisões para viver bem este tempo. Irmãos, hoje é o dia de nós nos abstermos de carne vermelha. No passado, a Igreja propunha todo tempo quaresmal de abstinência, mas agora ela nos pede no dia de hoje, Quarta-Feira de Cinzas e na Sexta-Feira Santa.
Se você não deseja comer carne vermelha em nenhum dia da Quaresma, faça! Seja fiel. Cuide-se para que você também possa dar esmola. Não faça apenas por fazer, se abstenha para poder doar de forma gratuitamente.
Dou uma dica àqueles que são viciados pela internet: muitos fazem do seu uso um mal, onde se dá muito tempo a isso. Há um tempo, eu também me peguei com esse uso excessivo e comecei a me questionar: o tempo que estava dando para a internet e o pouco tempo que estava dando a Jesus Cristo, eu estava trocando as coisas.
Hoje em dia, é comum o uso de aparelhos celulares e de seus aplicativos, como até mesmo a Liturgia Diária ou a Liturgia das Horas, mas tenhamos cuidado, lembre-se: Deus honra àqueles que o honram, pois as pessoas de fora não sabem o que você está fazendo e ainda podem julgá-lo.
Volte para o Senhor! Esteja atento ao uso das coisas que consomem o seu tempo, como a internet ou com os aparelhos celulares. É preciso abster-se daquilo que está nos viciando, por vezes, nos tornamos até mesmo escravos. Veja: café, muitas pessoas nãos conseguem ficar sem tomá-lo, cuidado!
Uma outra penitência para este tempo de esmola, jejum e de oração: São Tiago nos diz que quando dominamos a nossa língua, dominamos o nosso corpo inteiro. Muitos murmuram, criticam, mas ficam como que piedosos diante dos outros. Há pessoas que ficam buscando ocasião para falarem mal uns dos outros. Lembre-se: o justo juiz é o Senhor, pois quem somos nós para julgarmos os comportamentos dos outros. Se você não tem a capacidade de chegar em seu irmão e falar que ele está errado, não comente entre os outros. Muitos criticam as autoridades, mas têm medo de falar com elas, se não tem coragem, cale-se!
Cuidado, façamos penitência! Busque a oração pelas pessoas em vez de julgá-las. Mas, se caso você falar e ela insistir no pecado, saiba que o problema é dela, não é mais seu. O monsenhor Jonas Abib ensinou que devemos: “Falar bem a todos, querer bem a todos e pensar bem a todos…”. Isso é um exercício diário.
Há situações que aparentemente são simples, como a murmuração, mas peça ao Senhor que, nesta Quaresma, Ele nos converta.
Jesus, que neste tempo o Senhor seja o meu tudo!