Fiéis vão meditar a Via-Sacra na Canção Nova
Na Sexta-feira Santa, dia 15 de abril, dentro do Acampamento de Semana Santa, a Comunidade Canção Nova promoverá, no Rincão do meu Senhor, a meditação das 14 estações da Via-sacra. O encontro acontecerá às 20h30 e será transmitido ao vivo pela TV Canção Nova.
A via-sacra, também chamada via crucis, é uma prática devocional na qual se medita a Paixão e Morte de Jesus Cristo.
Dividida em 14 estações, a via-sacra é composta de meditações, orações e jaculatórias, nas quais o fiel se detém, geralmente, diante de uma representação da Paixão de Cristo, seja uma cruz ou uma figura, e a partir da contemplação e meditação, une-se aos sofrimentos de Cristo.
O nome “via-sacra”, que significa “estrada sagrada” – ou “via crucis”, “estrada da cruz” –, remete ao caminho percorrido por Jesus desde Sua condenação até Sua morte na cruz. Ao longo dos séculos, a via-sacra tem sido uma antiga tradição na Igreja Católica, e os mais antigos relatos atestam que, já na Idade Média, era comum que se representassem, de forma dramatúrgica, os fatos da Vida de Cristo, bem como Sua Paixão e Morte.
Tendo isso em vista, a Canção Nova vem nutrindo essa tradição há mais de 20 anos, através da encenação da Paixão de Cristo na noite da Sexta-feira Santa, quando todos os fiéis presentes acompanham a trajetória do Filho de Deus rumo a Seu sacrifício na cruz.
Este ano, a Dramaturgia Canção Nova traz uma novidade para a via-sacra! Dessa vez, o olhar dos Santos da Igreja Católica trará uma nova perspectiva sobre essa devoção. Personagens como Santo Afonso de Ligório, São João da Cruz, Santa Teresinha e vários outros santos serão os guias das meditações dentro das 14 estações da Via-sacra.
Os santos são aqueles que melhor souberam amar a Jesus e configurar-se a Ele de forma plena. Ninguém melhor do que eles para meditar sobre o sacrifício de amor e redenção realizado por Cristo.
Baseada nos escritos de vários santos, a via-sacra realizada pela TV Canção Nova, junto com o setor de dramaturgia, tem como objetivo gerar uma imersão nos mistérios tão sublimes da fé católica, tendo como guia aqueles que viveram intensamente o amor a Cristo e se uniram de forma espiritual a Seu sacrifício.
Viva conosco este momento intenso de oração e reflexão.