Já na expectativa do Senhor que vem ao nosso encontro, as leituras colocam em nosso coração a alegria do Senhor que está por vir.
Natal é tempo de renovação no Senhor, e o nosso coração precisa estar nesta alegria.
Tudo mais que vai acontecer é acréscimo, o importante é você mergulhar no mistério do Senhor. A sua única riqueza e esperança é o Senhor. Se você não tem o Senhor como o primeiro na sua vida, tudo é passageiro. Se você não olhar para o Senhor que vem glorioso ao seu encontro, a sua vida não terá sentido. É tempo de olhar para o Senhor que vem para nos resgatar e salvar. Ele está na Sua glória, mas quer manifestá-la em nosso meio.
Prepare-se para o Senhor que vem. Ele não pode encontrar em você em meio ao pecado, nessa “vidinha” na qual você está acomodado; é preciso mudar de vida. Não sabemos a hora nem o momento que o Senhor virá ao nosso encontro, só temos uma certeza: Ele virá, é certeza de fé. Por isso não podemos nos acomodar com a nossa “vidinha” de pecado, achando que as coisas estão perfeitas. Devemos estar abertos para o Senhor.
É um tempo favorável para você mudar de vida. O Natal precisa acontecer hoje, porque o Senhor veio ao nosso encontro.
O convite do Senhor para, nesta celebração, é para você mudar de vida. A conversão precisa ser profunda e autêntica. O Natal só pode acontecer, de verdade, se você abandonar a maldade do seu coração.
Às vezes, pisamos nos outros porque assumimos uma posição e falamos que foi o Senhor quem a colocou em nosso coração. Mude de vida e abandone a maldade interior. Você sabe que o que está no seu coração é profundamente maldade. Às vezes, você pensa que está fazendo algo para o Senhor, mas, na verdade, está acabando com a sua vida e com a vida do outro. É preciso ser cristãos autêntico que aguarda a vinda do Senhor. Nós padres precisamos parar e pensar: precisamos mudar de vida.
Deixemos que, no Natal do Senhor, a nossa pobreza interior se encontre com a riqueza que é o Senhor.
O objetivo da Canção Nova é apontar o Senhor, assim como fez João Batista. Não adianta fazermos só o social se não estivermos enraizados no Senhor. De nada valem os projetos se o principal objetivo não for apontar o Senhor que vem.
A nossa vida só tem sentido se tivermos um encontro pessoal com o Senhor. O que devemos fazer para termos este encontro pessoal com Ele? Deixe-O mudar sua vida, dê livre acesso ao Senhor. Deixe que o Espírito Santo, de maneira profunda, mude e transforme o seu coração.