“Estávamos enclausurados nas trevas, era preciso trazer a luz para nos libertar, cativos esperávamos um Salvador”, assim diz São Gregório.
Hoje, a Salvação me alcança, alcança minha família. Somos salvo porque Jesus é o Salvador que veio nos libertar. Éramos escravos e precisávamos de um libertador.
Deus precisava se encarnar para nos salvar. Sim, precisávamos, porque éramos cativos.
O Verbo se fez carne e habitou no meio de nós, o Verbo se encarnou para que, nesta noite, pudéssemos proclamar que Jesus nos salvou.
‘Nisto consiste o amor: não em termos nós amado a Deus, mas em ter-nos ele amado, e enviado o seu Filho para expiar os nossos pecados’ (I João 4-10).
Em Jesus, os nossos pecados são expiados, e o Verbo se encarnou, para que experimentássemos a graça da expiação do nossos pecados.
Na noite de Natal, a esperança precisa estar nos nossos corações. Precisamos esperar a salvação do mundo, que Jesus já nos deu, e não ficarmos desesperados, diante das más notícias. Assuma a salvação de Deus nesta noite, a salvação para você e sua família.
Por que o Verbo se encarnou? Para que, assim, experimentássemos o amor.
O Emanuel se fez homem para tocar na nossa humanidade, fez-se alguém como nós para que o amor de Deus se manifestasse entre nós. Deus enviou o seu filho único ao mundo para que nós tivéssemos a vida por meio d’Ele.
Esta noite é de alegria, de vitória, a promessa se cumpriu.
O Natal é uma declaração explícita do amor de Deus por nós. Assuma o amor de Deus por você. Jesus é carta de amor de Deus para toda humanidade. Agradeça a Deus pela manifestação de tanto amor em sua vida.
Jesus se encarnou para nos ensinar o caminho da santificação. Jesus é o caminho da santidade.
“Manifestou-se, com efeito, a graça de Deus, fonte de salvação para todos os homens. Veio para nos ensinar a renunciar à impiedade e às paixões mundanas e a viver neste mundo com toda sobriedade, justiça e piedade, na expectativa da nossa esperança feliz, a aparição gloriosa de nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo, que se entregou por nós, a fim de nos resgatar de toda a iniquidade, nos purificar e nos constituir seu povo de predileção, zeloso na prática do bem” (Tito 3;13-14).
O Natal nos leva a olhar o Menino que nasce, olhar para Jesus que voltará, e Ele precisa nos encontrar vivendo a salvação que Ele mesmos nos deu.