Leia a liturgia de hoje que está em Lucas 6,27-38:
“Naquele tempo, falou Jesus aos seus discípulos: ‘A vós que me escutais, eu digo: Amai os vossos inimigos e fazei o bem aos que vos odeiam, bendizei os que vos amaldiçoam, e rezai por aqueles que vos caluniam. Se alguém te der uma bofetada numa face, oferece também a outra. Se alguém te tomar o manto, deixa-o levar também a túnica’.
Dai a quem vos pedir e, se alguém tirar o que é vosso, não peçais que o devolva. O que vos desejais que os outros vos façam, fazei-o também vós a eles. Se amais somente aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Até os pecadores amam aqueles que os amam. E se fazeis o bem somente aos que vos fazem o bem, que recompensa tereis? Até os pecadores fazem assim. E se emprestais somente àqueles de quem esperais receber, que recompensa tereis? Até os pecadores emprestam aos pecadores, para receber de volta a mesma quantia.
Ao contrário, amai os vossos inimigos, fazei o bem e emprestai sem esperar coisa alguma em troca. Então, a vossa recompensa será grande, e sereis filhos do Altíssimo, porque Deus é bondoso também para com os ingratos e os maus. Sede misericordiosos, como também o vosso Pai é misericordioso. Não julgueis e não sereis julgados; não condeneis e não sereis condenados; perdoai, e sereis perdoados. Dai e vos será dado. Uma boa medida, calcada, sacudida, transbordante será posta no vosso colo; porque com a mesma medida com que medirdes os outros, vós também sereis medidos’.”
É sempre muito desesperador quando alguém vai ao médico e descobre que sua doença não tem cura. É triste! Existem coisas em nossa vida que, muitas vezes, andamos de um lado para o outro e não encontramos remédio. Jesus Cristo, o médico dos médicos, quer nos curar do ódio, do trauma, do ressentimento e da humilhação, pois estas vão como uma doença crescendo dentro de nós e nos matando.
Jesus quer nos dar, hoje, um remédio poderoso, capaz de nos curar e nos tornar imunes a essas doenças, que é o amor. Quem de nós consegue passar a vida sem ser humilhado? Alguns começaram a viver isso no ventre da sua mãe, por alguém que nunca imaginou que fosse rejeitado.
Se há isso dentro de você, o Senhor quer lhe dar esse poderoso remédio. Você quer? Então diga: “Senhor Jesus, médico dos médicos, cuida do meu coração, envia o teu Espírito Santo para que eu possa perdoar o meu irmão, abrir o meu coração, e viver o amor”.
A traição e a mentira machucam, eu sei, e quem diz que não está se enganando. Mas guardar ódio de alguém só prejudica a pessoa. Quando a gente é machucada, fica com medo de se doar. Se fomos maltratados na infância, ficamos com medo de receber um abraço e sofrermos de novo.
Existem três tipos de agressões: morais, físicas e financeiras. Não deixe se contaminar por coisas do maligno, Deus não se contamina com os seus pecados. O remédio para isso é o perdão, a misericórdia.
E diz, no capítulo 15 de Lucas, que existe uma festa no céu todas as vezes que um pecador se volta para Deus, pede perdão a alguém. Perdoar é entrar na festa, é alegrar-se com alguém que se arrepende, é não se deixar contaminar.
Não deixe o ódio entrar no seu coração, pois, entrando uma vez, ele vai matar você. Todos nós temos dificuldades! Que escolha você quer fazer: vai se entregar ou não vai permitir essa contaminação? Escolha a misericórdia!
Transcrição e adaptação: Ariane Fonseca