“À vossa proteção recorremos, Santa Mãe de Deus. Não desprezeis as nossas súplicas em nossas necessidades, mas livrai-nos sempre de todos os perigos, ó Virgem gloriosa e bendita”.
Que sejamos atentos à presença atenta e suplicante de Nossa Senhora, pois ela caminha conosco e está atenta a tudo o que estamos vivendo. Você que está se sentindo abandonado, saiba que a Mãe de Deus está com você.
A Virgem Maria quer entrar em nossa casa, em nosso coração e nele fazer morada. A Mãe de Deus é a onipotência suplicante e está todo o tempo diante de Deus orando por nós. Ela quer entrar em sua casa e morar com você. Ela quer ser parte de sua família.
No carmelo em Fátima, uma das religiosas viu a irmã Lúcia no corredor e lhe perguntou por que ela estava rezando ali e ela respondeu que não estava rezando, mas sim conversando com Nossa Senhora. E afirmava que a Virgem Maria caminhava no corredor do carmelo. Assim Nossa Senhora faz conosco: ela caminha em nossas casas, em nossas vidas e vem nos dizer que nos trará o “melhor vinho”.
A Mãe de Deus decidiu neste dia para visitar o seu coração, porque você está angustiado e decepcionado com Deus, por isso não consegue confiar no Senhor.
“Três dias depois, celebravam-se bodas em Caná da Galiléia, e achava-se ali a mãe de Jesus. Também foram convidados Jesus e os seus discípulos.
Como viesse a faltar vinho, a mãe de Jesus disse-lhe: Eles já não têm vinho.
Respondeu-lhe Jesus: Mulher, isso compete a nós? Minha hora ainda não chegou.1
Disse, então, sua mãe aos serventes: Fazei o que ele vos disser” (João 2, 1 – 5).
Este Evangelho é muito conhecido e nós corremos o risco de ouvi-lo, mas não escutá-lo. Deseje fazer uma nova experiência com a Palavra de Deus. Este Evangelho é direcionado para mim e para você, porque hoje Nossa Senhora decidiu entrar em nossa casa e nos servir.
Nessa passagem bíblica está acontecendo uma festa de casamento, símbolo da família, que é vida e gera vida. As famílias são queridas por Deus. Naquele tempo, as festas de casamento duravam até sete dias. Este acontecimento atualiza-se hoje. Assim como em Caná não poderia faltar o vinho, em nossas casas também não pode faltar o vinho, símbolo da alegria.
O que está faltando em sua casa? É interessante perceber a riqueza que este Evangelho traz para nós. Provavelmente a Virgem Maria tenha chegado à festa antes de Jesus, colocou-se a serviço daquela família, por isso percebeu que faltava vinho.
Nossa Senhora serve, está atenta e coloca tudo em ordem onde ela entra. A Mãe de Deus quer colocar sua vida em ordem. Mães são assim, elas estão sempre atentas às necessidades dos filhos.
Antes que os outros percebessem que faltava vinho na festa, Nossa Senhora já tinha visto e providenciado tudo. Acabar o vinho seria o fim da festa, o fim da celebração daquele casamento. Aquele era o centro do problema: a falta do vinho. Assim ela faz conosco, vai ao centro do nosso problema. Quando ela vai a quem poderia solucionar aquela situação, acontece algo muito grande, pois muda o modo de nos relacionarmos com Deus. Nossa Senhora nos mostra o caminho para solucionar os nossos problemas: ela nos mostra Jesus e se coloca como intercessora diante d’Ele para nos ajudar nas situações difíceis.
Nossa Senhora pegou aquela situação que estava acontecendo em Caná e a apresentou a Jesus. Assim ela quer fazer em nossas casas. Ela inaugura, em nossas vidas, um tempo novo de intercessão. São João faz questão nos mostrar isto neste trecho bíblico: Que há um caminho seguro de intercessão.
A Virgem Maria não pede nada para si. Em todas as aparições de Nossa Senhora, reconhecidas pela Igreja, ela não pede nada para si. Ela apresenta as nossas necessidades a Jesus, movida de compaixão. Ela sente com você.
Transcrição e adaptação: Rogéria Nair
Adquira esta pregação pelo telefone: (12) 3186 – 2600