Somos convidados a olhar, mais uma vez, para o presépio. Essa oitava natalina nos convida a celebrar a semana toda como se fosse um dia, é Natal. Celebramos esse mistério que não se esgota. Somos chamados a mergulhar cada vez mais e ainda não conseguiremos atingir todo o seu fundo. Nós vamos mergulhando e nos deixando encantar com o mistério.
A oração da coleta tem a característica de sintetizar a intenção litúrgica da missa, aquilo que a Igreja quer que você celebre neste dia. “Ó Deus de bondade, que nos destes a Sagrada Família como exemplo, concedei-nos imitar em nossos lares as suas virtudes para que, unidos pelos laços do amor, possamos chegar um dia às alegrias da vossa casa. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.”
A família é responsável pela educação religiosa de seus filhos. A sagrada família levou o menino Jesus ao templo. Como é importante a família levar seus filhos à Igreja! A fé dos filhos depende dos pais. Imitar os valores da Sagrada Família é isso. Não existe família perfeita, a minha não é; e eu sei que a sua também não. E Deus sabe que a sua família não é perfeita, Ele sabe que os pais lutam, que os filhos lutam e, se não lutam, está na hora de lutar para que a família seja um laço de amor.
Tire a ideia de perfeição, a Palavra diz que é preciso se relacionar no amor. Deus quer famílias restauradas, abençoadas, que se esforçam no amor. Não desista da sua família. É preciso olhar com esperança para a Sagrada Família.
As verdadeiras promessas que você precisa fazer para o ano que vem passam pela fé e, principalmente, por um projeto de família. É preciso que as famílias se comprometam com um projeto de família restauradas. Esse é o melhor projeto, muito mais importante que dinheiro e prosperidade no trabalho. Eu quero realmente que você seja abençoado em todas as áreas da sua vida, mas principalmente que a sua família seja abençoada. Porque não existe sucesso que compense uma família desestruturada.
“Honrarás pai e mãe para que tenham vida longa”, e isso só acontecerá se os membros das famílias se amarem de todo coração. Fim de ano é tempo de balanço, de analisar prós e contras. E precisamos fazer isso diante de valores definitivos, aqueles que não passam.
Se tiver alguém na sua casa que você ainda não perdoou, não perca tempo, decida-se a perdoar. Imite nisso a Sagrada família, perdoe seu pai, seu esposo, seu filho. É hora de recomeçar. Leve seus filhos para Deus. Maria e José fizeram isso como exemplo, pois muito do que o menino Jesus aprendeu foi com a fidelidade de José e Maria; e seus filhos aprenderão também com a sua fidelidade.
Não tenha medo, aproveite esse tempo, busque a confissão. Pois é de coração limpo que você precisa projetar um novo ano. Reúna a sua família e faça um projeto para o ano que vem. Esse é o caminho para uma família estruturada. Sentem; conversem e façam o céu na terra. O céu precisa ser na sua casa. Quais os valores que não podem faltar no próximo ano na sua casa? Não projetem coisas grandes, de rezar 1000 Ave-marias. Projetem coisas simples, ler um capítulo da bíblia, rezar um terço.
Pai e mãe, a única arma que vocês têm contra esse mundo, que querem roubar seus filhos, é o afeto de vocês, é o amor.
Transcrição e adaptação: Regiane Calixto