Perguntas e respostas sobre cura e libertação
Exorcista Padre Duarte Lara responde à perguntas sobre cura e libertação.
Padre Duarte, diante de tantas terapias alternativas que vem surgindo, vemos crescer a constelação familiar é possível um católico praticar a constelação?
Padre Pedro Paulo Alexandre, exorcista da diocese de Florianópolis, publicou um livro sobre esse tema da Constelação Familiar, com texto que mostra como surgiu e quais são as crenças dessa terapia. Neste livro, ele explica porque são incompatíveis com a fé cristã, com a fé católica. Então, a resposta a esta pergunta é: a constelação familiar não é uma opção para um católico, pois contradiz a nossa fé.
Padre Duarte, ainda há muitas opiniões diferentes entre os membros da Igreja sobre os óleos essenciais, a medicina de Santa Hildegarda Aromaterapia etc., em que acreditar?
O critério é muito simples, você pode usar tudo aquilo que faz bem à sua saúde e que tem uma eficácia natural, ou seja, tem evidência científica que essa substância é benéfica para a sua saúde, por esse motivo, se você usa uma substância: seja óleo, comida, bebida, o que for que não tenha uma eficácia natural para causar o efeito, que está, digamos, “convencendo você”, isso implica superstição, ou seja, implica confiar numa força “sobre-humana”, uma força que vem, mas que não tem uma explicação natural; e aí entram os pecados de superstição.
Às vezes a fronteira entre o muito bom e o muito mal é bem delicada, nós temos que ter prudência. Exemplo: Na Europa, teve um uma moda há uns anos que era uma pulseira que supostamente tinha umas energias quânticas e que favorecia o equilíbrio. Então, tinha surfista, piloto de Fórmula 1, vendendo essa pulseira dizendo: “Desde que estou usando essa pulseira, melhoraram os meus resultados…”. Então, fui procurar um médico e perguntei: doutor, essa pulseira tem alguma explicação natural? E o médico disse: “Não, é balela”. Então, se você compra a pulseira e acredita que tem uma energia especial, que vai mudar sua vida, você está usando um amuleto.
Confira a pregação completa: