A Santa Missa de quarta-feira de cinzas dá início a quaresma
Fernanda Soares
Da Redação
Nesta quarta-feira, 10, Padre Marcio do Prado celebrou a Santa Missa ás 7h00 no Santuário do Pai das Misericórdias. A Quarta-feira de Cinzas na Igreja Católica é um momento especial porque introduz os fiéis no mistério quaresmal. A Quaresma que é tempo de conversão, penitência, jejum e oração.
O sacerdote aponta três pontos de reflexão em sua homília sobre a quaresma
1. É tempo de voltar para o Senhor de todo o coração, com jejuns, lagrimas e gemidos. Devemos rasgar o coração e não as vestes. É uma atitude interior e não exterior.
“É hoje que o Senhor nos chama a refletir: como está a minha caminhada? Como está a minha intimidade com o Senhor? Não percamos a oportunidade que o Senhor nos dá hoje de voltarmos para Ele. Quem garante que teremos o amanhã?” questiona Padre Marcio.
2. Quando voltar? Deixai-vos reconciliar com Deus. É preciso voltar hoje e agora. “Hoje é o dia da salvação e por isso não percamos a oportunidade que o Senhor está nos dando” afirma o sacerdote. Convertei-vos e crede no Evangelho é o apelo quaresmal.
3. Ao voltar como proceder? “No evangelho escutamos o sermão da montanha. Jesus resgatava as práticas comuns como: praticar esmola, fazer jejum e viver a oração. Nosso Senhor nos chama a viver as práticas sem tocar o sino anunciando o que fazemos”, reflete Padre Marcio.
O sacerdote destacou a importância da discrição na prática da caridade e da esmola. Não é preciso bater uma foto enquanto você dá uma cesta básica exemplifica Padre Marcio. Deus está nos despertando para viver a esmola e oração.
Finalizando a homília Padre Marcio explica o significado da cinza. “A cinza nos lembra que não somos nada e que um dia o nosso corpo acabará. A cinza remete o pó ou seja um dia vamos morrer. Tudo vai passar só Deus permanece.”
A Santa Missa de hoje encerra o Acampamento de oração ‘Vem Louvar’, que aconteceu na sede da Canção Nova, em Cachoeira Paulista (SP), de 6 a 10 de fevereiro. O retiro espiritual preparou os peregrinos para vivenciarem bem o tempo quaresmal.
Leia mais:
:: Sede bendito por me haverdes feito de modo tão maravilhoso – Padre Roger Luís
:: Que alegria quando me disseram: vamos à casa do Senhor – Marelena
:: Para onde irei, longe de vosso Espírito? – Adriano Gonçalves
Primeiro Dia
Dentre os peregrinos que participaram do Retiro estava Padre Igor, da Arquidiocese do Rio de Janeiro, que escolheu passar o carnaval na Canção Nova para atualizar sua experiência com Deus. Ele conta que sentiu o chamado para o sacerdócio durante o Acampamento de Carnaval de 2004.
:: Sacerdote escolhe passar Carnaval na CN para atualizar sua experiência com Deus
Segundo Dia
No segundo dia do retiro de oração teve pregações, oração, adoração, Santa Missa e shows. A esposa Adyra Rivas testemunhou a restauração do seu casamento através da oração. Ela participou do Acampamento juntos com as suas duas filhas e o marido.
:: Esposa testemunha a restauração do casamento através da oração
Terceiro Dia
O terceiro dia contou com as pregações, adoração, orações, Santa Missa e Shows. O casal de Salvador começou a namorar depois do carnaval de 2009, na Canção Nova, e veio celebrar no Carnaval da Canção Nova dois anos e meio de matrimônio e a gestação de sua filha Anna Luiza.
:: Casal sai de Salvador para passar carnaval na Canção Nova
Quarto dia
No quarto dia os peregrinos foram convidados a adentrar no mistério da quaresma que se aproximava. As pregações, orações e Santa Missa conduzia os fiéis ao mistério que a Igreja iria vivenciar nos próximos dias.
Leia:
:: É necessário converter-se da má conduta – Padre Roger Luís
Quinto dia
Na terça-feira, 9, o retiro preparou os fiéis para a quarta-feira de cinzas que se aproximava explicando o real sentido da quaresma. A noite não teve show, mas adoração ao Santíssimo Sacramento.
Leia:
:: :: O mundo precisa de santos – Padre Roger Luís
Assista alguns Shows que aconteceram no Acampamento Vem Louvar