Assim como o Senhor chamou Natanael, hoje Ele te chama
“No dia seguinte, Jesus decidiu partir para a Galileia. Quando encontrou Filipe, disse-lhe: “Siga-me”.
Filipe, como André e Pedro, era da cidade de Betsaida. Filipe encontrou Natanael e lhe disse: “Achamos aquele sobre quem Moisés escreveu na Lei e a respeito de quem os profetas também escreveram: Jesus de Nazaré, filho de José”.
Perguntou Natanael: “Nazaré? Pode vir alguma coisa boa de lá?” Disse a Filipe: “Venha e veja”.
Ao ver Natanael se aproximando, disse Jesus: “Aí está um verdadeiro israelita, em quem não há falsidade”.
Perguntou Natanael: “De onde me conheces?
Jesus respondeu: “Eu o vi quando você ainda estava debaixo da figueira, antes de Filipe o chamar”. Então, Natanael declarou: “Mestre, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel!” Jesus disse: “Você crê porque eu disse que o vi debaixo da figueira. Você verá coisas maiores do que essa!” E então acrescentou: “Digo a verdade: Vocês verão o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do homem” (João 1, 44-51).
Natanael estava longe, debaixo da figueira, ele estava longe de Deus e Jesus o viu lá debaixo da figueira. O Senhor te encontra onde você está, assim como Ele viu Natanael, o Senhor te vê na realidade em que você vive.
Para os judeus, a figueira era o local onde ele ia para estudar a Torá. Natanael estava estudando a Palavra, ele esperava o Messias.
Qual a sua sinceridade diante de Deus?
Você, como Natanael, busca um lugar para estar com Deus? Quando Jesus encontra Natanael, Ele diz: “eis um verdadeiro israelita”. O que Jesus diria de você?
Deus te vê. Ele vê o que você vive. Qual a sua sinceridade diante de Deus? Se Deus te encontrasse, o que Ele te diria? O que você está disposto a dar pelas coisas de Cristo?
O encontro com Cristo nos compromete. Você precisa permanecer, pois a experiência com Deus nos leva a assumir uma nova postura, por isso, precisamos estar no lugar onde Deus nos quer. Você precisa permanecer em Deus e não pode se deixar levar pelos seus sentimentos e paixões.
Há uma diferença entre providência e oportunidade. Eu estava fazendo um caminho de discernimento vocacional para a Canção Nova, e surgiu uma oportunidade. Fui convidado para fazer uma Série de outra emissora: “Malhação”. Mas, aquela oportunidade não era providência de Deus. Deus havia falado ao meu coração que a vontade d’Ele, para mim, era a Canção Nova.
Transcrição e adaptação: Elcka Torres
Adquira esta pregação pelo telefone: (12) 3186 – 2600