A vocação de Mateus
O doutor em Teologia Moral, padre José Eduardo Oliveira, abriu o Acampamento para Casais falando sobre ‘A vocação de Mateus’.
É uma alegria poder acompanhar esse acampamento para casais e trazer um pouco da Palavra de Deus para vida de cada um de vocês.
Hoje, o Evangelho (Mt 9,9-13) nos descreve uma cena que se dá em dois ambientes diferentes.
Primeiro ambiente:
Jesus está passando e, no meio do caminho, encontra Mateus na coletoria de impostos. Jesus simplesmente disse: “Segue-me”. E sem maiores considerações, sem grandes garantias, sem muitas explicações, Mateus se levanta e vai atrás de Jesus. Ele toma Jesus como seu Mestre, como seu Senhor.
Segundo ambiente:
Jesus resolve acompanhar Matheus para sua casa e vai comer com muitos cobradores de impostos e muitos pecadores.
No tempo de Jesus, cobradores de impostos não eram apenas pessoas de má fama, eram considerados pessoas desonestas, corruptas, porque, em geral, enriqueciam à custa da desonestidade, de cobrar a mais aquilo que era devido.
A atitude de Jesus é vista “politicamente incorreta”, porque Ele se coloca junto com aquelas pessoas que eram detestadas, pessoas que estavam rodeadas de má vida; Ele se sentou com pessoas chamadas de pecadores. Ele vai para o meio deles e alimenta-se com eles para conseguir a alma de Mateus.
Assista a homilia completa: