Uma característica essencial ao músico cristão é escutar a Deus
Há palavras que ficam em nós, porque verdadeiramente as escutamos e entramos em sintonia com ela, e assim deve ser a relação do músico com Deus, escutar a Ele para viver em sintonia, em harmonia e afinados com Ele.
Não somos quem cantamos, é Cristo quem canta em nós; não somos nós quem compomos, é Cristo quem compõe em nos. Não se pode tocar afinado um instrumento desafinado, como não tem como ministrar uma canção ungida, se estamos desafinados no escutar a Deus.
Uma característica fundamental para um músico cristão é ter bons ouvidos, e a desafinação do pecado é pior do que a da música.
Pedro escutou a Jesus
Partilha da Palavra: Lucas 5, 2ss
A função no ministério, às vezes, nos tira a unção do mistério, e a nossa função deve ser uma ponte para escutar a Deus.
Como vimos na leitura da Palavra, Pedro estava em sintonia, estava ouvindo a Jesus. Mesmo com aquela multidão que cercava Jesus, Pedro fez de tudo para escutá-Lo. Ele que era pescador, sabia como exercer a sua função, mas faz o que Jesus disse, lança as redes no mar profundo. E, por ter escutado a Jesus, conseguiu pegar muitos peixes.
Estou admirado com a profundidade deste Acampamento para músicos, porque nós também não estamos satisfeitos com coisas pequenas, nós queremos ir para as águas mais profundas.
O Espírito Santo sempre fala com aquele que escuta a Deus, não somos nós os compositores, a composição está na Bíblia e a melodia é a do Espírito Santo que habita em nós.
Leia mais:
.:Como nossa consciência pode escutar a voz de Deus?
O músico precisa escutar a Deus com os ouvidos interiores
Mas há vozes estranhas que querem nos seduzir, e precisamos discernir o que vem de Deus e o que não. Um diretor espiritual nos ajudar a discernir isso, se não temos, precisamos ter.
Santo Agostinho tinha medo da musicalidade, porque sabia que ela poderia levar para a sensualidade. Por isso, e preciso estarmos atentos para escutar a Deus. A arte de escutar a Deus, como fez Samuel, Moisés, também o músico precisa ter, precisa ouvir com os ouvidos interiores.
Músico é alguém que entende de Glória, de luzes etc., mas nos bastidores o músico sabe o que é sangue, suor, ensaios.
O apóstolo Paulo, grande propagador do Evangelho de Jesus, no momento da sua conversão, escutou a Deus. Então, ele percebeu que perseguindo os cristão, perseguia também a Deus.
Quando ouvimos a Deus, vamos direto ao coração d’Ele, ouvimos a sua voz e a transformamos em canção.
A primeira cantora cristã foi Maria, aprendamos com Ela, sigamos os Seus passos para vivermos sempre em sintonia com Deus, escutando a Sua voz.
Transcrição e adaptação por Marcília Ferrer