A Eucaristia é o nosso Tesouro, ela é o Corpo de Cristo
“O Reino dos Céus é semelhante a um tesouro oculto no campo, o qual, certo homem tendo-o achado, escondeu, e, transbordante de alegria, vai, vende tudo o que tem, e compra aquele campo” (Mateus 13,44).
Nada é tão precioso como o tesouro do Reino de Deus e, em uma “migalha de pão”, cabe em nossas mãos.
A Eucaristia é o nosso Tesouro; a Igreja vive da Eucaristia!
O saber conflita com o sabor, mas, é preciso juntar o saber com o sabor.
A Eucaristia não é apenas o Pão e o Vinho eucaristizado, ela é toda a celebração da Missa.
Será que a Missa é propriedade privada de alguém?
“Sinto o dever de fazer um veemente apelo para que as normas litúrgicas sejam observadas, com grande fidelidade, na celebração eucarística. (…) a liturgia nunca é propriedade privada de ninguém.” (João Paulo II Carta Enc. Ecclesia de Eucharistia -EE)
Músico, não atrapalhe o milagre, não deixe que o diabo entre na Eucaristia.
O Rito da Eucaristia
A Igreja precisa viver da Eucaristia e o músico também! Precisamos trocar qualquer coisa pela Eucaristia e não a Eucaristia por qualquer barulho.
Na música sabemos modular e, na Liturgia, precisamos saber modular do jeito certo. A Liturgia não é monótona, porque, o Rito não é ritual. Muitas vezes, na Liturgia é tirado o Rito e colocado o ritmo e, o Rito, tem que ser preparado e não preparar no momento da Santa Missa.
A Eucaristia não é só um pedaço de Jesus; ela é Jesus por inteiro. Ela é a soma, e não uma mudança química, porque Ele cumpre a promessa: “Eis que estou convosco todos os dias, até o fim dos tempos.”
Se Deus não tiver o nosso coração, Ele não quer o barulho da nossa canção!
.: Confira o álbum de fotos do acampamento para músicos
Sete pontos sobre a Eucaristia:
1 – Quem é a Eucaristia? É mistério e presença; é tão distante e tão próximo; tão oculto e tão claro; É Deus no meio de nós.
2 – A Eucaristia é o sacramento de amor, pois, quem ama se faz presente e presença. É o princípio de um plano de amor, o próprio amor encerrado no altar. Ela é feita de saberes e sabores, de Ritos e gestos, mas ela é “presente” e muito mais do que isso, é a presença real de Jesus. Se, a Eucaristia é o Corpo de Cristo que recebemos, o Batismo é o Corpo de Cristo que somos, porque somos eucaristizados e sacramentos de amor.
3 – A Eucaristia é mistério Pascal, é a presença doce, incomparável, é grande mistério. É a Salvação.
4 – A Eucaristia é sacrifício e alimento, humildemente, Vinho e Pão.
5 – Eucaristia é Pão da Vida, é Jesus Cristo, é alimento Vivo em meio a nós.
6 – A Eucaristia é mistério de comunhão; só entenderá o Seu amor: quem O receber, de coração.
7 – A Eucaristia é Jesus Cristo de coração. É preciso entender que, a Eucaristia é o Pão para nos tornar parte do coração de Cristo.
Não dá para separar o Batismo e a Eucaristia. Se você profana a Eucaristia, enquanto Corpo de Cristo consagrado, isso é um sacrilégio. Se você profana o irmão, que está consagrado, isso é igualmente sacrilégio. Aqueles que profanam a Eucaristia para machucar o irmão, são igualmente profanadores sacrílegos.
Não se pode dividir Jesus; não se pode profanar a Eucaristia no Pão, no Vinho e no irmão!
Assista a pregação na íntegra
Leia mais
::Eucaristia, nosso Tesouro!
:: Formação para Músicos
:: Palestrante, cantor são profetas?
Transcrito e adaptado por Claudia Lima