Jesus se importa com cada um de nós!
É sempre uma alegria poder partilhar a Palavra de Deus, essa Palavra que tem o poder de vencer todo o mal.
Vamos ler juntos o Evangelho segundo João:
Lázaro caiu doente em Betânia, onde estavam Maria e sua irmã Marta. Maria era quem ungira o Senhor com o óleo perfumado e lhe enxugara os pés com os seus cabelos. E Lázaro, que estava enfermo, era seu irmão. Suas irmãs mandaram, pois, dizer a Jesus: “Senhor, aquele que tu amas está enfermo”. A essas palavras, disse-lhes Jesus: “Esta enfermidade não causará a morte, mas tem por finalidade a glória de Deus. Por ela será glorificado o Filho de Deus”. Ora, Jesus amava Marta, Maria, sua irmã, e Lázaro (Jo 11,1-5).
Meus irmãos, pediram que eu partilhasse com vocês a respeito desse pedido das irmãs de Lázaro a Jesus: ”Aquele que Tu amas está enfermo”.
Entretanto, para falar desse pedido, é preciso contextualizar quem era Lázaro e quem eram Marta e Maria. Muitos teólogos traduzem “Bethânia” como “a casa dos amigos de Jesus”. Portanto, Lázaro, Marta e Maria eram amigos de Cristo.
Essa Palavra que acabamos de ler nos fala de uma relação de amizade. Jesus tornou-se alguém íntimo de Lázaro, Marta e Maria.
Jesus se importa conosco
Meus irmãos, Jesus quer viver conosco uma relação de amizade. E toda relação de amizade provém de uma reciprocidade. Quando temos, de fato, um amigo, dado por Deus, ele é um tesouro para nós.
Neste texto bíblico, percebemos que Marta e Maria se reconheciam amadas pelo Senhor. E essa é a primeira verdade que Jesus, neste Tríduo Pascal, deseja colocar no nosso coração: Jesus se importa com cada um de nós! Nesta Semana Santa, Jesus deseja que nos reconheçamos igualmente amados por Ele.
Marta e Maria têm liberdade para fazer seu pedido a Jesus. Elas reconhecem que Ele tudo pode, elas O reconhecem como Senhor. E essa liberdade nasce dessa relação de amizade que Lázaro, Marta e Maria tinham com Jesus.
Aqui, entra uma importante lição: devemos buscar a Deus por aquilo que Ele é, e não por aquilo que Ele pode fazer. Não se trata de uma “relação de troca” com Deus, mas sim de uma relação de amizade, uma relação de intimidade com o Senhor. E a partir dessa relação de amizade com Cristo, podemos dizer a Ele: “Senhor, sabes do que preciso, mas que seja feito do teu jeito”. Porque Jesus é o Senhor, Ele pode agir como lhe apraz.
“Senhor, permita-me ser amado por Vós”
Jesus tem o prazer de nos ouvir, meus irmãos, e Ele deseja, hoje, levantar-nos das nossas misérias. O recado das irmãs de Lázaro diz respeito a cada um de nós, pois também trazemos nossas fragilidades, também estamos doentes.
Diante disso, meus irmãos, é necessário confiar. E isso se cultiva através de uma vida de oração. Marta, Maria e Lázaro “gastavam tempo” com Jesus. Precisamos fazer o mesmo: a partir da leitura da Sua Palavra, cresceremos nessa relação de amizade com o Senhor. E daí descobriremos o quanto Jesus se importa conosco.
Leia mais:
.:Fazer memória do amor de Jesus por mim
.:O encontro do doente com Jesus
.:Tenha a coragem de abrir-se ao amor incondicional de Deus
.: Baixe o aplicativo Canção Nova e tenha nosso conteúdo na palma da mão
Se você não se sente amado pelo Senhor, se ainda não fez essa experiência única com o amor de Deus, faça como São Jerônimo e diga: “Senhor, permita-me ser amado por Vós”.
Convido você a dizer ao Senhor em oração: “Jesus, alcança-me com o Teu amor! Senhor, eu que sou amado por Ti também estou doente. Preciso do Teu amor, para que todo mal seja desterrado do meu coração. Amém”.
Transcrição e adaptação: Alexandre Oliveira