"A Igreja precisa de um novo ardor missionário neste tempo de mudanças"

“A Igreja precisa de um novo ardor missionário neste tempo de mudanças”, afirma padre Moises Coelho, o missionário da Comunidade Obra de Maria, em entrevista à equipe do cancaonova.com, ao se referir às atividades desenvolvidas pelas Novas Comunidades na Igreja.

Além disso, o sacerdote respondeu a algumas perguntas ligadas às Novas Comunidades. Confira:

Padre Moises Coelho, missionário da Comunidade Obra de Maria
Foto: ArquivoCN/cancaonova.com


cancaonova.com: Fale sobre o carisma de sua comunidade e como se dá a evangelização/missão?

Padre Moises: A Comunidade Obra de Maria tem o carisma de evangelizar de todas as formas com alegria, principalmente aos mais necessitados. Evangelizar de todas as formas nos abre um campo vasto para evangelizar ao nos colocarmos à disposição da Igreja, de acordo com o que ela nos pede. Nossa principal missão, além de várias formas de evangelizar pela música, retiros, encontros e atendimento social, são as peregrinações. Hoje levamos os peregrinos a fazer uma experiência com Deus em vários santuários e lugares santos, como a terra onde Jesus viveu. É uma experiência profunda e transformadora na vida das pessoas. 

cancaonova.com: Para o senhor, qual a importância das Novas Comunidades para a Igreja?

Padre Moises : Levando-se em conta o que o venerado beato João Paulo II pediu, durante seu papado, sem dúvida, motivado pela ação do Espírito Santo, a Igreja precisa de um novo ardor missionário neste tempo de mudanças. Vejo que as Novas Comunidades, além de serem várias expressões da Igreja, dão também sua contribuição e importância sendo luz e sal na ajuda evangelizadora. De acordo com as palavras do beato João Paulo II, as expressões e carismas surgidos na Igreja são como uma primavera. Hoje, vários carismas e formas de evangelização acontecem na Igreja com a ajuda delas [Novas Comunidades]; basta ver tantos jovens, homens e mulheres que se consagram a Deus para o serviço da evangelização. Contribuindo para que, cada vez mais, o anúncio do Reino de Deus chegue a todos os corações. 

cancaonova.com: O que mudou no senhor depois que ingressou numa Nova Comunidade?

Padre Moises : Somos todos criados para viver em comunidade. Basta lembrar que nascemos em uma família, a primeira comunidade que nos dá condições para não vivermos a solidão. O fato de ingressarmos em uma Nova Comunidade de vida, onde várias pessoas em suas variadas personalidades e costumes, muitas vezes diferentes dos nossos, amplia ainda mais nossa capacidade de ser um na diversidade. Esta é a graça do Espírito Santo! Afirmo que, com isso, minha vida tem sido modelada a cada dia; com a qual aprendo ser um com o outro, a amar, perdoar e a tocar nas limitações dele e a me permitir ser tocado também nas minhas, para cada vez ser melhor. Hoje, o ser sacerdote, na Comunidade Obra de Maria, ajuda-me a ser mais irmão, a ser um com o outro, acolhendo as graças que cada irmão oferece e dando também meu dom e serviço para a santificação do próximo. 

cancaonova.com: O que esperar das Novas Comunidades no Brasil?

Padre Moises : Primeiramente que elas devem estar abertas e disponíveis para ajudar a Igreja nas necessidades de evangelização. Porém, isso só é possível quando elas entendem seu papel, sua missão e responsabilidade de estar em unidade com a Igreja. A unidade cristã e a obediência são fundamentais para que os carismas surgidos no Brasil sejam membros do Corpo de Cristo. As Novas Comunidades devem ter uma única preocupação: fazer com que Cristo seja o centro e que Ele apareça na vida dos membros e na vida de todos. Essa unidade parte de dentro para fora, parte de cada carisma que une seus dons fazendo-se um com toda a Igreja. 

cancaonova.com: Deixe uma mensagem àqueles que estão interessados em fazer a experiência de viver em uma Nova Comunidade:

Padre Moises : São muitos os que sentem ardentemente o desejo de deixar tudo para se consagrarem a Deus nesta nova expressão de vida consagrada. São jovens, adultos, casais e sacerdotes… É belo e santificante deixar-se ser moldado no Cristo pelo carisma no qual se sente o desejo de se gastar. Vale a pena deixar todo medo, para nos lançarmos na aventura da fé à qual o próprio Deus vai nos conduzindo. É nos permitir, como disse nosso querido Papa Francisco, nos deixar ser surpreendidos por Deus, que, a todo tempo, fala conosco. O próprio Cristo nos dá o direcionamento para sermos seguidores d’Ele, tendo como primeira atitude a renúncia a nós mesmos, tomando nossa cruz de cada dia e deixando-nos ser conduzidos por Ele.  

Nome: padre Moises Coelho
Idade:
34 anos
Cidade de Origem:
Timbaúba (PE)
Onde reside: Cachoeira Paulista (SP)
Comunidade:
Obra de Maria
Fundador: Gilberto Gomes Barbosa
Frase/citação do seu chamado: "Fui lançado a Ti desde o ventre materno" (Sl 22,11)

 

Veja mais:
:: Quais a importância das Novas Comunidades?
:: Dom Roberto comenta sobre a nova evangelização
:: O lugar das Novas Comunidades na Igreja

 

↑ topo