A cerimônia de assinatura aconteceu no Ministério das Comunicações, depois de dois anos do envio do projeto, e contou com a presença do ministro da pasta, Hélio Costa; e dos cofundadores da Comunidade Canção Nova, Welligton da Silva Jardim (Eto) e Luzia Santiago; além de outras autoridades.
A partir de hoje (17), o canal 41 da capital sergipana ficará disponível para quem tiver o "set-top box", aparelho que faz a conversão do sinal digital para televisores analógicos. O canal 42, atualmente utilizado pelos telespectadores do local para sintonizar a Canção Nova, permanecerá para quem ainda não possuir o dispositivo.
Essa é a primeira etapa para a digitalização da TVCN, que, até o momento, recebeu o investimento de 5 milhões de dólares, cerca de 8,5 milhões de reais. O próximo passo, em 2010, será mudar os transmissores para o sistema digital.
"A partir da instalação em Aracaju, a digitalização será dividida em etapas para atender às exigências do Ministério das Comunicações. Estão sendo priorizadas as estações localizadas nas capitais e geradoras", explicou Eto.
Hoje, a emissora católica conta com 436 retransmissoras espalhadas pelo Brasil e cinco geradoras, localizadas nas cidades de Belo Horizonte (MG), Aracaju (SE), Cachoeira Paulista (SP), São José dos Pinhais (PR) e Florianópolis (SC). Além das retransmissoras, a TV possui também cobertura em todo o país pelas parabólicas, em TVs por assinatura na Tecsat, Sky Brasil e cerca de 200 operadoras de televisão por assinatura.
Atualmente, 143 emissoras brasileiras estão autorizadas pelo governo a transmitir sinais em alta definição, em 26 cidades brasileiras.
Débito automático
Para conseguir digitalizar todo o seu sinal, a Canção Nova criou o projeto '50 mil novos sócios', no qual a pessoa que se sente tocada pela missão de evangelização realizada pela comunidade é convidada a fazer sua doação mensal pelo débito automático.
:: Saiba mais sobre a campanha do débito automático
O que é TV digital?
Em um primeiro momento, a TV digital irá oferecer ao telespectador mais qualidade de áudio e imagem. A imagem da TV é formada por milhões de pontinhos de luz, chamados de pixels. Quanto mais pixels, melhor a sua qualidade.
A TV de alta definição tem quatro vezes mais pixels do que a comum. Isso significa que o usuário receberá, na residência, transmissão com qualidade de cinema. Com a nova tecnologia, é possível assistir TV, até mesmo, pelo celular – e com imagem de qualidade.
Com o avanço do sinal digital no Brasil, será possível, ainda, desfrutar de uma multiprogramação, ou seja, vários programas transmitidos ao mesmo tempo em um mesmo canal. Outro recurso será a interação que o telespectador terá com a programação .
:: As dez dúvidas mais frequentes sobre a TV digital
:: Conheça as vantagens da TV digital
Veja também:
:: CN Chama: a Palavra de Deus no seu celular
:: Leia este conteúdo no Iphone
:: Cadastre sua paróquia ou capela no Portal Canção Nova