A Comunidade Canção Nova abriu o mês mariano com uma belíssima procissão com a imagem de Nossa Senhora do Círio de Nazaré, vinda de Belém do Pará. O cortejo, que saiu da Paróquia Santo Antônio em Cachoeira Paulista (SP) em direção à sede da Canção Nova, contou com a participação de peregrinos marianos vindos de diversos estados do país.
Dentre os participantes do Congresso Mariano na Canção Nova, há um grupo de 38 fiéis da Congregação Mariana de Nossa Senhora da Penha e São Francisco de Assis de Vitória (ES). O aposentado Getúlio Rosalvo Oliveira da Silva, responsável pelo grupo, testemunhou que os marianos têm grande devoção a Nossa Senhora e que Maria é o caminho mais curto para chegar a Jesus. “Iniciativas como a de um Congresso Mariano na Canção Nova fortalecem as congregações marianas”, enfatiza.
Entre cânticos e a oração do Santo Terço os peregrinos caminharam em procissão até a sede da comunidade católica, que recebeu a imagem com queima de fogos e muita alegria. Em seguida, a ministra de música Karina Maria cantou o "Ofício da Imaculada Conceição" acolhendo a Virgem de Nazaré. Finalizado o momento, o reitor da Basílica de Nossa Senhora de Nazaré em Belém (PA), padre José Ramos Mercês, responsável por trazer a imagem para o Estado de São Paulo, abençoou os fiéis pela intercessão da Virgem Santíssima.
O encerramento do congresso será no domingo, 2, como a Santa Missa presidida pelo Bispo de Lorena (SP), Dom Benedito Beni.
Sobre o Círio de Nazaré
Há quase três séculos, uma multidão de católicos preenche cada centímetro das ruas da capital paraense na maior procissão religiosa do Brasil e uma das maiores romarias do mundo. A palavra "círio" tem origem no latim "cereus", que significa "vela grande". A solenidade era realizada à noite, por isso, a utilização de velas era necessária. Em 1854, a marcha religiosa passou a ser realizada no período da manhã.
A devoção a Nossa Senhora de Nazaré teve início em Portugal. A imagem original da Virgem pertencia ao Mosteiro de Caulina, na Espanha, e teria saído da cidade de Nazaré, em Israel, no ano de 361, e sido esculpida por São José. Em decorrência de uma batalha, o objeto sagrado foi levado para Portugal, onde, por muito tempo, permaneceu escondido no Pico de São Bartolomeu.
No Pará, o caboclo Plácido José de Souza encontrou, em 1700, às margens do igarapé Murutucú, uma pequena imagem da Senhora de Nazaré. No local do achado, o devoto construiu uma pequena capela, onde hoje se encontra a Basílica Santuário.
Conheça mais do nosso conteúdo:
:: WebTVCN, muitos vídeos para você
:: Gente de fé, a sua comunidade de relacionamento cristã
:: Podcasts: ouça áudios sobre variados assuntos
:: Cadastre sua paróquia ou capela no Portal Canção Nova
Para o seu celular:
:: Canção Nova Mobile
:: CN Chama, a Palavra de Deus no seu celular
:: Iphone
Mais canais na web: