Além de Marcus, mais dois mil jovens e adultos em recuperação da dependência química estão na sede da Canção Nova, em Cachoeira Paulista (SP), comemorando o Reconhecimento Pontifício da comunidade católica – fundada por Frei Hans Stapel e Nelson dos Santos, em 1983.
Em maio deste ano, a Família da Esperança recebeu a aprovação do Vaticano para ingressar no time das novas comunidades da Igreja Católica. Ser reconhecida como uma Associação Internacional de Fiéis significa estar a serviço não somente de uma igreja local (arquidiocese ou diocese), mas da Igreja no mundo inteiro. Apenas 300 pessoas puderam participar da entrega do decreto em Roma, então, os fundadores da obra resolveram realizar essa festa comemorativa no mês de outubro.
Segundo Antônio da Silva, recuperando da Fazenda Esperança de Casca (RS) há sete meses, é uma alegria participar deste momento importante para a comunidade que o ajudou a sair do vicio do álcool. “Eu tenho 51 anos e passei cerca de 25 deles debilitado por causa da bebida. Agradeço a Família da Esperança por me mostrar um jeito diferente, e muito mais eficiente do que as clínicas, para a cura da dependência química”.
Albertina Madeira, de 48 anos, também aposta na eficácia do tratamento diferenciado da obra. Recuperanda da Fazenda de Florianópolis (SC) há nove meses, a ex-usuária de crack, que foi dependente de drogas por mais de 30 anos, acredita que ter a mente voltada para Deus é o melhor remédio. “Eu vou propagar muito a missão da fazenda quando sair dela. É um tratamento com base no amor e na vivência do Evangelho pela ação, não pela teoria”.
Em palestra no período da manhã para os jovens e adultos em recuperação de entorpecentes da Família da Esperança, o titular da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD), general Paulo Roberto Uchôa, destacou que a religião é um fator fundamental no combate às drogas. “Pesquisas cientificas mostram que a espiritualidade está, em primeiro lugar, no que se refere ao fator que fez a pessoa conseguir abandonar as drogas. Além da recuperação, a religião também exerce uma forte importância na prevenção, visto que muitas pessoas nem entram nesse caminho por causa dela”, explicou.
Festa da Família da Esperança
Durante este mês de outubro, a Família da Esperança realiza uma festa em comemoração ao seu Reconhecimento Pontifício – que aconteceu no dia 24 de maio deste ano. A programação festiva oficial começa no dia 19 e termina no dia 24 de outubro. A maioria dos eventos acontece no bairro das Pedrinhas – visitada pelo Papa Bento XVI, em 2007 -, em Guaratinguetá (SP).
As principais atividades são as celebrações eucarísticas no 22, às 17h30, com o cardeal Odilo Pedro Scherer; dia 23, às 11h30, com o cardeal Geraldo Majella Agnelo; e no dia 24, às 12h, com o núncio apostólico dom Lorenzo Baldisseri.
Veja também:
:: Monsenhor Jonas recepciona Família da Esperança na Canção Nova
Conheça mais do nosso conteúdo:
:: WebTVCN, muitos vídeos para você
:: Gente de fé, a sua comunidade cristã de relacionamento
:: Podcasts: ouça áudios sobre variados assuntos
:: Cadastre sua paróquia ou capela no Portal Canção Nova
Para o seu celular:
:: Canção Nova Mobile
:: CN Chama, a Palavra de Deus no seu celular
:: Iphone
Mais canais na web: