O sonho de amor apresentado por Fernando Galvani aos universitários presentes no Seara (retiro aberto de carnaval de 1994, na Universidades Federal de Viçosa/MG) incendiou o coração de muitos estudantes que ali estavam.
No mesmo ano, como consequência desse sonho, começaram a surgir GOUs, de modo mais acentuado em Minas Gerais e no Espírito Santo.
Após o Seara de 1996, com a repetição do seminário que na época se chamava RCC e Universidade, mais pessoas aderiram ao sonho de ver sua universidade com um grupo de oração carismático, como forma de louvor à Trindade e também como fonte de água viva no meio do deserto que é o ambiente acadêmico.
Foi nesta ocasião que surgiu a necessidade de se organizar um encontro, além do seminário que já existia, para que mais pessoas pudessem conhecer o sonho de Universidades Renovadas e para que os que já participavam pudessem criar e estabelecer comunhão. A cidade escolhida foi Belo Horizonte/MG/Brasil.
Em abril do mesmo ano, foi organizado em Belo Horizonte um encontro de formação para universitários. Durante os quatro domingos do mês, os estudantes puderam receber conteúdo de formação, dentre eles a história do surgimento da RCC no mundo, sendo que no último domingo contamos com a participação do Fernando Galvani, que, além de realizar as pregações, viajava para Belo Horizonte com o intuito de formar a equipe de serviço do que seria o primeiro encontro do projeto.
Desse encontro, nasceu então a equipe que coordenou o primeiro ENUCC. Antes do nome ENUCC ter sido confirmado, surgiu a idéia de se batizar o encontro com o nome de CONUC: congresso nacional de universitários católicos, nome que não durou nem duas semanas e foi substituído finalmente pela palavra Encontro. No discernimento da equipe organizadora a palavra encontro aproximava mais do objetivo desejado com o evento.
Fonte: www.universidadesrenovadas.com