Mensagem às jovens e aos jovens do Brasil

Nós, bispos, reunidos por ocasião da 44ª Assembléia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), enviamos um cordial abraço a todos vocês, jovens. O tema central de nossa Assembléia, \”Evangelização da Juventude\”, quer ser mais um gesto de atenção amiga e de compromisso efetivo com todos vocês.

O encontro com Jesus Cristo, amigo fiel e companheiro de jornada, faz experimentar a beleza e a alegria da fé. Ele chama cada um de nós e quer uma resposta generosa. Crer em Jesus é aceitar sua Palavra e vivê-la no dia-a-dia. Jovem que se deixa cativar pelo Senhor descobre a verdadeira felicidade de sua vida e, por isso dá testemunho da sua fé e esperança e contagiar outros jovens na luta por um mundo justo, fraterno e solidário, do jeito que Deus quer para seus filhos e suas filhas. O amor apaixonado pelo Senhor e por seu Reino empolga e faz vocês consagrarem a vida à causa do Evangelho, até alcançarmos juntos a meta: que \”toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai\” (Fl 2,11).

Vocês estão no coração da Igreja, dando-lhe um rosto jovial. Sua presença, seu jeito, seu dinamismo missionário muito contribuem para uma Igreja mais dinâmica e profética. Em Puebla, ela fez a \”opção pelos jovens\”. A CNBB incentiva fortemente a evangelização da juventude. Na 44ª Assembléia damos um passo no processo de elaboração de um projeto de evangelização mais abrangente. Vocês são chamados a ser discípulos e missionários de Jesus Cristo, protagonistas da defesa da vida, desde a sua concepção até o seu término natural, e da construção de uma sociedade de paz, fruto da justiça e do amor.

O testemunho, a mensagem e o carinho do papa Bento XVI e de seu antecessor João Paulo II por vocês e a realização das Jornadas Mundiais da Juventude nos incentivam a um cuidado ainda maior pela juventude.

Convocamos toda a Igreja no Brasil a renovar sua opção pelos jovens, e a dar o melhor de si no empenho pela sua evangelização, através da escuta, compreensão, amizade e da orientação. Pelo Projeto de Evangelização \”Queremos Ver Jesus, Caminho, Verdade e Vida\”, vamos, juntos, promover a dignidade da pessoa humana, formar comunidades vivas e colaborar na construção de uma sociedade solidária.

Sentimo-nos alegres por encontrá-los nas missas dominicais, nas demais celebrações litúrgicas, especialmente no sacramento da crisma, nos serviços eclesiais, na catequese, nos grupos de jovens, nos movimentos eclesiais, nas associações laicais, nas pastorais da juventude, nos seminários diocesanos e nas casas de formação de religiosos e de religiosas, nas escolas e nas universidades, no trabalho e no lazer. Estamos conscientes de que precisamos aprimorar ainda mais estes encontros para que se tornem oportunidade de evangelização. Contamos com vocês para continuarmos indo ao encontro dos que estão afastados da Igreja.

Queremos estar ao lado de vocês na família, que é Igreja doméstica e comunidade de vida e de amor, como também na busca do sentido da vida, da liberdade, da felicidade, do verdadeiro amor, do afeto e da ternura, valores fundamentais que precisam ser cultivados. A solidão, o vazio, a exclusão social, o subemprego e o desemprego podem levar à alienação, à violência, às drogas, à decepção com os adultos e à baixa auto-estima. Muitos jovens são vítimas da sociedade consumista. Outros, forçados a sair da própria terra, aumentam o êxodo rural, o inchaço das periferias, a prostituição, a delinqüência, enfim, a superlotação das prisões. Esta situação é desumana, fruto do pecado, e precisa ser mudada.

Apelamos aos padres, aos pais, aos religiosos, às religiosas, e às lideranças leigas de nossas comunidades para que colaborem com vocês na participação da vida da Igreja e nos diversos setores da sociedade. A Igreja lhes oferece formação e acompanhamento para que tenham uma visão crítica da realidade e não se tornem “massa de manobra” de ninguém. A experiência tem demonstrado que o jovem deve ser o primeiro apóstolo dos jovens. Convocamos a todos para um grande mutirão evangelizador em nossa terra através das missões jovens.

As Escolas de Fé e Política, os grupos de reflexão, as comunidades eclesiais de base, as pastorais, os movimentos sociais e os diversos movimentos eclesiais, inspirados na Doutrina Social da Igreja, são meios concretos de que dispomos para a formação e atuação dos católicos e, de modo especial, dos jovens, nas instâncias políticas, sociais, econômicas e culturais. Neste ano eleitoral, temos um grande espaço para participar e contribuir na reconstrução ética, política e econômica do Brasil pelo voto consciente, instrumento do exercício da cidadania e confirmação da democracia.

Jovens, nós os convocamos, em nome de Jesus Cristo, a transformar o mundo e a não ter medo de dar sua resposta à vocação batismal, ao matrimônio, ao sacerdócio, à vida consagrada, religiosa e secular, especialmente ao desafio missionário, sendo fermento, sal e luz na família, na Igreja e na sociedade.

Convidamos toda juventude a colocar seus talentos e sua criatividade a serviço de Jesus Cristo e de sua Igreja. Confiamos em vocês para que, juntos, encontremos novos caminhos para o anúncio de Jesus Cristo e para a revitalização de nossa ação evangelizadora. Contamos com a solidariedade de todos. Assim, caminharemos juntos com coragem e esperança.

Agradecemos o amor que demonstram à Igreja através de seu testemunho de vida, doação e alegria. Que todos participem da preparação da V Conferência do Episcopado Latino-Americano e Caribenho, em Aparecida. Recomendamos o Dia Nacional da Juventude (DNJ) e as Jornadas Mundiais, celebrada no Domingo de Ramos, como oportunidade para que vocês façam ouvir sua voz. Colocamos em suas mãos o Documento \”Evangelização da Juventude\” para que vocês o acolham, conheçam e aperfeiçoem.

Pedimos a Maria, a jovem de Nazaré, Mãe de Jesus e nossa, às santas e santos jovens, a intercessão por vocês e por todos quantos se dedicam, incansável e generosamente, à juventude no Brasil.


Cobertura da 44ª Assembléia da CNBB no menu ao lado


Fonte: CNBB

↑ topo