"Pede à Mãe que o Filho atende!", expressão simples e profunda da fé, da piedade e da devoção do povo de Deus a Virgem Maria
Por Natalino Ueda
A intercessão da Mãe de Deus é muito discreta, porque a sua presença em nossas vidas é muito discreta, silenciosa, por vezes, quase imperceptível. A Virgem Maria é nossa Mãe espiritual e, como tal, está sempre atenta às nossas necessidades, ainda que não percebamos. Foi isso que aconteceu nas Bodas de Caná, quando Jesus realizou Seu primeiro milagre, transformando água em vinho (cf. Jo 2, 1-11). Nossa Senhora percebeu que o vinho, parte essencial da festa de casamento dos judeus, estava acabando e disse ao Filho: “Eles já não têm vinho” (Jo 2, 3). O pedido da Mãe apressou a hora de seu Filho (cf. Jo 2, 4), o início da vida pública de Jesus. Todavia, depois da sua intercessão, Nossa Senhora sai de cena, dizendo aos serventes e a cada um de nós que devemos obedecer a Jesus: “Fazei o que Ele vos disser” (Jo 2, 5).
Numerosos são os sinais que demonstram o quanto a Virgem Maria quer exercer, por intermédio da oração do santo rosário, o cuidado maternal, ao qual o Crucificado nos recomendou, na pessoa do discípulo amado: “Mulher, eis aí o teu filho” (Jo 19, 26). Nos séculos XIX e XX, em várias aparições, a Virgem Maria nos permitiu que sentíssemos a sua presença e proteção e ouvíssemos a sua voz, exortando o povo de Deus a esta forma de oração contemplativa, que é o rosário. De modo particular, pela grande influência na vida dos cristãos e pelo reconhecimento da Igreja, as aparições de Lourdes, na França, e de Fátima, em Portugal, cujos santuários são visitados por milhares de peregrinos todos os anos em busca de conforto e de esperança, demonstram o cuidado materno de Nossa Senhora para com cada um de seus filhos, principalmente pela oração do rosário, e o amor e a devoção destes para com sua Mãe (cf. PAPA JOÃO PAULO II, Carta Apostólica Rosarium Virginis Mariae, 7).
A Virgem Maria está sempre presente em nossas vidas, ainda que quase sempre de maneira discreta e silenciosa, sem deixar de ser uma presença materna amorosa e eficaz. Nossa Senhora está sempre atenta às nossas necessidades, tribulações, sofrimentos, especialmente nos momentos mais difíceis, nos quais muitas vezes nos sentimos sozinhos e abandonados. Por isso, mesmo que grandes sejam os nossos sofrimentos, angústias e tribulações, podemos nos confiar inteiramente a Virgem Maria e pedir a intercessão dela na certeza de que o Filho a atende. Esta é a expressão simples, mas não menos profunda, da fé, da piedade e da devoção do povo de Deus a Virgem Mãe da Igreja.
Nossa Senhora do Rosário, rogai por nós!