O que fica depois de 4 dias de Carnaval no mundão? Ressaca, doenças, o vazio interior, fruto de uma felicidade tão passageira como vemos nos desfiles das escolas de samba ou nos trios de rua.
E para quem fez a opção de curtir essa festividade na presença de Deus, o que fica? Conversão, vida nova, verdadeira alegria, uma sensação inexplicável, uma felicidade que não pode ser descrita em palavras. É desta forma que milhares de peregrinos retornam para suas casas depois de 4 dias intensos com a celebração de Santas Missas, pregações, shows e muita oração no Acampamento de Carnaval: “Vem Louvar 2012”, que aconteceu de 17 a 21 de fevereiro na sede da Canção Nova em Cachoeira Paulista (SP).
Missas
O ponto forte de todos os dias foram as Santas Missas. A primeira, presidida por padre José Augusto, já apontava a vontade de Deus para os peregrinos: “A única coisa que Deus quer de nós é a santidade, pois é por meio dela que estaremos com Ele”. No sábado, padre Roger Luís exortava o povo a viver firmes na vontade de Deus mesmo em meio aos sofrimentos. No domingo, padre Fabrício Andrade falou da importância de redescobrirmos que somos filhos de Deus, porque “Quem esquece que é filho de Deus se transforma num filho de qualquer uma”, recordou o sacerdote.
Na segunda-feira, 20, padre Adriano Zandoná pregou sobre a oração como meio para termos qualidade de vida. Já a Missa da terça-feira de Carnaval ficou por conta de padre Donizete Heleno, que em sua homilia exortou os fiéis a serem verdadeiros discípulos de Jesus Cristo. “Não tenha medo de assumir uma postura de cristão de verdade, de abraçar o projeto de Deus!”, aconselhou o sacerdote.
Pregações
A vida nova que muitos receberam na Canção Nova nesses dias teve uma fonte: a Palavra de Deus. 12 pregações alimentaram a alma dos peregrinos durante 4 dias. Dunga abriu o sábado dizendo que é preciso ter um “coração puro”. Mas para ter este coração Márcio Mendes pregou a necessidade de sermos “libertos das amarras do passado” e assim, segundo Adriano Gonçalves, teremos o verdadeiro “desejo de ser feliz”.
No domingo, Ricardo Sá pregou sobre a “escolha entre duas estradas”; padre Roger Luís sobre “decolar com o auxílio da graça” e Eugênio Jorge sobre “a santidade que está a caminho”. Na segunda-feira foi a vez de padre Reinaldo dizer na sua pregação: “Agarre-se a Deus se você está sofrendo!”. Padre Wagner Ferreira lembrou a todos que somos “Peregrinos de Deus rumo ao céu”.
Na terça-feira, 21, foi a vez de professor Felipe Aquino recordar a todos nós que fomos “feitos para a felicidade”, a qual, segundo diácono Nelsinho Corrêa, é a “vida boa” que Deus quis para nós. Padre Fabrício fechou as pregações do evento desafiando o povo de Deus a frear a língua. “A língua desenfreada gera desordem e confusão, o 'homem novo' tem sua língua em harmonia com o coração”, enfatizou o sacerdote.
Shows
E para quem fez a opção de um Carnaval com Cristo não perdeu a animação. Foram 12 shows daqueles de fazer suar a camisa, sem precisar de nenhuma substância no organismo para se sentir alegre. Todos os gostos musicais foram apresentados, como o axé com Jack e Alto Louvor, rock com banda Conexa, frevo e forró com a dupla DDD e muito mais. Um destaque especial para o show do missionário Dunga, no qual o jogador do Santos Futebol Clube Elano homenageou a esposa. E para a alegria do casal e dos peregrinos, padre Fábio de Melo apareceu para também fazer uma surpresa ao casal que renovava os laços de fidelidade.
Atividades paralelas
Muitas atividades espalhadas pela Chácara de Santa Cruz propiciaram aos peregrinos dias intensos de fé e alegria. Além das atividades principais transmitidas pela TV Canção Nova, o evento também contou com grupo de oração nos intervalos, seminário de cura e libertação com irmã Maria Eunice, Canção Nova Kids para a criançada e o tradicional luau com Brais Oss durante as madrugadas.
Chave de Ouro
Mas a noite de terça-feira já estava com um clima de recolhimento. Com a Adoração ao Santíssimo Sacramento, os peregrinos já puderam silenciar o exterior e o interior para adentrar no tempo quaresmal. Padre Roger Luís e Salette Ferreira ministraram momentos de cura interior diante de Jesus Eucarístico e a oração foi mais uma vez o momento-chave do dia.
Asim foi o Carnaval na Canção Nova e o de muitas outras pessoas que fizeram a opção de um retiro espiritual em algum lugar deste Brasil. No final, o ser humano colhe os frutos das suas escolhas, e quem fez a sua experiência com Cristo agora tem a missão de anunciá-Lo a uma geração sedenta do amor de Deus.
Veja os bastidores
Veja todos os vídeos do Acampamento de Carnaval