Acolher com amor a Palavra de Deus
Dom Wilson Luís Angotti, durante o encontro ‘Maria, passa à frente” orientou os participantes a acolher a Palavra de Deus com amor.
Amados irmãos, hoje, nós celebramos, a pedido do Papa Francisco, o dia da Palavra de Deus, e é bem fácil saber por que o Papa estabeleceu este Terceiro Domingo do Tempo Comum como o dia da Palavra. As leituras que nós ouvimos nos falam justamente da palavra que é anunciada, da palavra que orienta a nossa vida e que deve ser acolhida, celebrada e vivida.
Na primeira leitura que ouvimos, vemos o povo de Deus, do Antigo Testamento, povo de Israel, que havia retornado do exílio da Babilônia e encontram o país devastado e semidestruído. Puseram-se a reconstruir os muros de proteção da cidade de Jerusalém, a construir os muros de defesa da cidade.
É importante nós vermos que, com alegria, ali se proclamava a Palavra de Deus. Vemos como uma grande celebração foi proclamada e o povo acompanhava com atenção. Uma atenção que sempre é preciso para colhermos bem, para que nada se perca.
O povo acompanhava em pé, dizia “amém”, cantava, chorava. Chorava porque reconhecia que, diante da palavra anunciada, os pecados que tinha colocava cada um deles mais distante daquilo que o Senhor queria.
À medida que a cidade de Jerusalém ia sendo reconstruída, a Palavra de Deus ia sendo proclamada e a vida do povo ia sendo reconstruída também.
Quando ouvimos, acolhemos, refletimos e vivemos a Palavra de Deus, a nossa vida vai sendo reconstruída.
Homilia completa: