Não importa o que você fez de errado, porque Deus transformará tudo em bênção
A misericórdia, na Palavra de Deus, é revelada de várias formas, e a bondade que conhecemos têm vários adjetivos que nos fazem pensar na misericórdia do Senhor.
A partir desta palavra, entenderemos que Deus tem um desígnio para nós: “Partindo dali, Jesus viu um homem chamado Mateus, que estava sentado no posto do pagamento das taxas. Disse-lhe: Segue-me. O homem levantou-se e o seguiu. Como Jesus estivesse à mesa na casa desse homem, numerosos publicanos e pecadores vieram e sentaram-se com ele e seus discípulos. Vendo isto, os fariseus disseram aos discípulos: “Por que come vosso mestre com os publicanos e com os pecadores?”Jesus, ouvindo isto, respondeu-lhes: “Não são os que estão bem que precisam de médico, mas sim os doentes. Ide e aprendei o que significam estas palavras: Eu quero a misericórdia e não o sacrifício (Os 6,6). Eu não vim chamar os justos, mas os pecadores” (Mateus 9,9-13).
Quem Jesus chamou?
Mateus era um homem inteligente, que ficava em sua coletoria para receber os impostos do povo. Os coletores eram conhecidos como publicanos e odiados por muitos, porque cobravam os impostos de forma injusta.
Jesus pregava na mesma praça onde os coletores de impostos estavam. Ali, Ele expulsava os demônios e dava vários ensinamentos às pessoas. Penso que Mateus ficava apenas de olho no que Jesus ensinava. Porque, o chamado de Mateus não foi algo mágico, Jesus não chegou do nada e disse: ‘Vem, segui-me!’. Era uma coisa que vinha sendo gerada.
Jesus também mantinha o olhar sobre Mateus, ninguém passava despercebido por Ele, e Seu olhar era carinhoso. Em todos os momentos, Jesus observava o cobrador de impostos, até chegar a hora de se aproximar dele e lhe dizer: “Vem, segue-me!”.
Por que o Senhor resolveu olhar para Mateus?
Jesus sabia que poderia fazer daquele homem um grande apóstolo e evangelista.
A partir do momento em que Mateus foi chamado e deixou tudo para seguir o Mestre, ele decidiu dar uma festa para seus amigos. E quem eram seus amigos? Os pecadores.
Jesus e Seus discípulos entraram na casa de Mateus, sentaram-se à mesa para comer e beber com eles. Os fariseus questionaram o Senhor, porque Ele estava na festa de um pecador. Jesus lhes disse: “Não são os que estão bem que precisam de médico, mas sim os doentes” (Mateus 9,12).
Qual é a doença que Jesus está falando?
Ele se refere ao pecado que trazemos em nós, pois o único que pode nos curar dessa doença é o Senhor!
Os fariseus queriam mostrar ao povo que faziam o melhor para Deus, mas não sabiam o que era a misericórdia.
Veja também:
Hosana Kids, uma oportunidade de evangelizar as crianças
Digitalização da TV Canção Nova
Manter a coroa de glória
“Eu não vim chamar os justos, mas os pecadores” (Mateus 9, 13). O Senhor veio nos chamar!
Você vai viver até quando olhando para a movimentação? O Senhor está olhando para você há muito tempo e precisa apenas da sua abertura de coração para realizar a obra que deseja. Não há nada, nesta vida, que Ele não possa fazer. Você pode estar no fundo do poço, pode ser um ladrão, uma prostituta, seja lá o que for, mas a misericórdia de Deus está acima de tudo isso!
Se as pessoas desistiram de você, se aqueles que você tanto ama o decepcionaram ou o deixaram num momento de humilhação, acalme-se, pois o Senhor olha nos seus olhos e lhe diz: ‘Vem, segue-me!’.
Deus sabe da sua história, sabe o que você fez com a sua vida. Não importa o que você fez de errado, porque Ele transformará tudo em bênção.
O Senhor quer olhar em seus olhos, quer amá-lo e lhe dizer: ‘Vem sem medo!’.
Transcrição e adaptação: Karina Aparecida