Evangelho (Mt 10,16-23)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Eis que eu vos envio como ovelhas no meio de lobos. Sede, portanto, prudentes como as serpentes e simples como as pombas. Cuidado com os homens, porque eles vos entregarão aos tribunais e vos açoitarão nas suas sinagogas.
Vós sereis levados diante de governadores e reis, por minha causa, para dar testemunho diante deles e das nações. Quando vos entregarem, não fiqueis preocupados como falar ou o que dizer. Então, naquele momento, vos será indicado o que deveis dizer. Com efeito, não sereis vós que havereis de falar, mas sim o Espírito do vosso Pai é que falará através de vós.
O irmão entregará à morte o próprio irmão; o pai entregará o filho; os filhos se levantarão contra seus pais e os matarão. Vós sereis odiados por todos, por causa de meu nome. Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo. Quando vos perseguirem numa cidade, fugi para outra. Em verdade vos digo, vós não acabareis de percorrer as cidades de Israel, antes que venha o Filho do Homem”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
Amados irmãos, queridos padres e diáconos, Comunidade Canção Nova, que bom estarmos juntos nesse momento de partilha da Palavra! Somos convidados a estar sintonizados com Deus. Não existe salvação fora d’Ele. É isso o que nos lembra o refrão do Salmo Responsorial de hoje, ao afirmar: “A salvação vem de Deus!”
Eu louvo e bendigo a Deus pela inspiração que o Senhor concedeu ao Dunga para trabalhar, durante esse PHN, com a passagem bíblica de Efésios 6, pois a nossa luta não é contra pessoas de carne e sangue, mas sim contra as forças espirituais do mal.
Jovem, você precisa aprender a perseverar
Queridos jovens, precisamos ser rapazes e moças que amam a Palavra de Deus. A nossa geração é chamada a fazer a diferença! Você quer ser um jovem livre? Então, seja um jovem da Palavra! Seja um jovem da Verdade! Precisamos ser homens e mulheres que se revestem da força da Palavra de Deus, que acreditam nas promessas d’Ele.
A juventude PHN precisa acreditar na Palavra do Senhor. Ser de Deus não é ser alguém triste, mas é sim ser uma pessoa alegre, capaz de proclamar, com a própria vida, as maravilhas do Senhor.
A nossa vida, meus irmãos, precisa ser uma bandeira do PHN. Não basta levantarmos essa bandeira do PHN apenas na Canção Nova, neste acampamento de oração; precisamos, com o nosso próprio testemunho de vida, levantar essa bandeira de santidade, pois os dias são maus.
No próximo domingo, ao fim da Missa de encerramento deste PHN, nós sairemos da Canção Nova com uma missão tremenda, a exemplo daqueles discípulos que ouviram essas palavras de Nosso Senhor: “Eis que eu vos envio como ovelhas no meio de lobos. Sede, portanto, prudentes como as serpentes e simples como as pombas. Cuidado com os homens, porque eles vos entregarão aos tribunais e vos açoitarão nas suas sinagogas. Vós sereis levados diante de governadores e reis, por minha causa, para dar testemunho diante deles e das nações”.
Você, jovem, está preparado para isso? Está preparado para essa missão de anunciar, com a própria vida, as maravilhas do Senhor? Não tenha medo dos desafios nem das perseguições que este mundo coloca diante de você. Acredite: não serão nossas palavras que convencerão as pessoas, mas será o Espírito Santo que fará a obra. Por isso, coragem, querido jovem! Não tenha medo, proclame com alegria – e com sua própria vida – a força do Evangelho.
E Jesus continua a nos dizer no Evangelho de hoje: “Vós sereis odiados por todos, por causa de meu nome. Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo”.
Perseverar na luta pela santidade
Para ser salvo é preciso o quê? Perseverança! A perseverança é o segredo dos fortes. O que mais eu tenho suplicado a Deus, ao longo de todos esses anos de caminhada, é a graça da perseverança. E agora eu aproveito para dizer: “Muito obrigado, padre Jonas, pela sua perseverança, pois o senhor me ensinou a ser amigo do Espírito Santo”.
Padre Jonas Abib sofreu muito por causa do seu amor à evangelização, mas ele perseverou até o fim. Feliz aquele que consegue perseverar, recomeçar a cada dia. E isso não significa que aquele que persevera não terá tribulações. Teremos muitas tribulações, meus irmãos, mas não seremos derrotados!
Leia mais:
:: Deus forma seus guerreiros nas batalhas da vida
:: 5 lições para superar o deserto
:: Caminho PHN: a rota começa dentro de si
O inimigo quer destruir a nossa juventude. Diante disso, temos de pedir a Deus a graça de sermos seguidores da luz, homens e mulheres transfigurados pela santidade.
Meu desejo é que a gente saia deste encontro com essa tremenda vontade de sermos santos na nossa casa, no nosso namoro, no nosso trabalho, enfim, naquilo que vivemos no dia a dia. Saiba que Deus não nos trouxe aqui em vão! Você, jovem, é um escolhido, um separado por Deus. O Senhor deu a você uma missão.
Aquilo que Deus promete, Ele cumpre. As promessas d’Ele se cumprirão na sua vida, jovem! Mas você precisa ser amigo do tempo. Paciência! Você precisa aprender a perseverar e proclamar, com a sua vida, que a salvação vem de Deus.
Que você saia desse PHN decidido a ser santo. Que o Senhor suscite uma juventude capaz de levantar essa bandeira do PHN, essa bandeira de santidade.
Transcrição e adaptação: Alexandre Oliveira