Testemunho com a minha vida aquilo que o Senhor realizou, a partir da minha simples entrega ainda como jovem em Fortaleza no Ceará, minha cidade natal, nos inícios dos anos 80, tive a oportunidade de ofertar na pessoa do beato João Paulo II, toda a minha juventude por causa da evangelização, do anúncio do Reino de Deus.
Uma Jornada Mundial da Juventude transforma toda uma nação, e no Brasil não será diferente, pois, Deus tem realizado aqui uma obra profética, uma vez que nossa primeira evangelização se deu por meio da oferta de muitos jovens, e agora, a nova evangelização passa pelas mãos dos jovens. Uma vez que, fomos evangelizados por jovens como o jovem beato José de Anchieta, o grande apostolo do Brasil, este que com apenas 18 anos, deixou uma vida de conforto na Europa, para doar-se ao Senhor em solo brasileiro.
Recordo a vocês que no Brasil, Terra de Santa Cruz, o primeiro ato público aqui realizado, foi a celebração da Santa Missa, desde do início nosso solo foi abençoado pelo Senhor. Por isso, não podemos permitir que nada tira de nós a possibilidade de anunciar o Senhor no Brasil, e em todo o mundo, para isso Deus conta principalmente com vocês jovens.
Irmãos, os jovens tem uma sede de Deus, um desejo profundo pelo absoluto, não basta apresenta-los apenas propostas simples, eles desejam doarem tudo, ao Senhor. Mas para isso é preciso que apresentemos a eles está proposta de vida e felicidade.
Hoje somos convidados a irmos até os jovens, onde quer que eles estejam, não podemos ficar esperando dentro das sacristias, dentro dos nossos grupos, precisamos partir ao encontro deles, onde é que estejam, e principalmente testemunharmos que somos felizes por pertencer e seguir a Cristo.
Saiba que desconhecer a Cristo é a maior miséria que pode existir, afirmou Bento XVI, assim, as nações esperam nossa manifestação de amor pelo Senhor, para que no mundo marcado pelo pecado, testemunhemos a esperança que Cristo nos dá.
Não tenhais medo! Não ache que o mundo está perdido, somos chamados a neste tempo de hoje, anunciar o amor de Deus, com a força e a graça do Espírito Santo.
Não nos resta outra coisa, a não ser sermos obedientes a voz do Senhor: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai a Boa Nova a toda criatura!” (Mc 15,16).
Que a Virgem Maria nos conduza até os confins do mundo para anunciar o amor do Senhor!
Deus nos abençoe!
Transcrição e adaptação: Ricardo Gaiotti