A Nova Evangelização e a Juventude

Ouça: "Os nossos jovens trabalham evangelizando dentro da nossa diocese…"

Grande parte do trabalho da nossa Comunidade é realizado através de retiros. Nós nos baseamos na palavra de Mateus que diz: “…ide pelo mundo e fazei discípulos pelas nações”. Isso surgiu como fruto da nossa vida comunitária.

Para evangelizar jovem não existe pessoa melhor que outro jovem, por isso treinamos os jovens para que sejam capacitados para esse trabalho. Eles pregam, cantam e oram… O nosso trabalho é supervisionar, e temos três casais responsáveis por esses jovens que desde os testemunhos, as pregações, as músicas e tudo que fazem é passado pelos casais.

Seria melhor se nós mesmos fizéssemos esse trabalho de evangelização, mas não teria o mesmo efeito. Sou musicista e é uma das coisas que eu mais gosto de fazer, mas a questão não sou eu, tenho que passar para que outros possam fazer. Na minha comunidade faço a liturgia, preparo tudo e treino os jovens para que eles possam realizar a evangelização.

Ouça: "Preparo tudo e treino os jovens para que eles possam realizar a evangelização…"

Os jovens têm energia, vida nova e isso trás energia para nossas comunidades. Ás vezes temos que repetir a mesma coisa várias vezes, e eles até nos dão respostas desagradáveis, por isso os pais nos ajudam, dão suporte para esse trabalho. Fazemos várias reuniões, pois os pais devem concordar com o compromisso de seus filhos, trabalhamos com as famílias.

Nós fazemos treinamento três finais de semana consecutivos, depois rezamos por eles e os enviamos a evangelizar. Nosso bispo também vem ao treinamento e dá palavras de encorajamento para nossos jovens. Temos conselheiros que nos orientam e aprovam nossos trabalhos juntamente com psicólogos e padres que dão suporte a este conselho. Essa é a estrutura do nosso trabalho.

Eu sempre vejo as pessoas dizendo que os jovens são o futuro da Igreja, mas eu penso que eles são o agora da Igreja. Muitos vão para a Igreja toda semana e não são solicitados para nada, e aí eles são atraídos por outras Igrejas onde eles são requisitados. Eu creio que eles desejam fazer a diferença neste mundo.

O Papa Bento XVI disse que os jovens precisam fazer algo a mais e não somente ir à Missa. Eles precisam perceber que são necessários.

Não podemos ensinar aos jovens o que é Igreja, é preciso que eles sejam Igreja; não podemos ensinar aos jovens o que é milagre, mas que aconteça o milagre na vida deles.

Ouça: O milagre Eucarístico

Precisamos mostrar aos nossos jovens que Jesus é aquele que transforma nossas vidas. O Espírito Santo pode fazer muito mais do que pedimos a Ele. É isso que testemunhamos para a juventude para que eles testemunhem aos outros.

A vocês digo: Orem a Deus para que Ele os mostre o que fazer para inserir jovens na sua comunidade.

Transcrição: Willieny Isaias
Fotos: Paulo Sérgio
Áudios: Elcka Torres

 

 

↑ topo