Falar que se tem fé é fácil, mas eu quero ver isso, na prática, na sua vida, porque é no dia a dia que a nossa fé é provada e testada. Por isso, vamos juntos ler a Palavra de Deus em Hebreus 11, 1 -12. A partir desta reflexão precisamos renovar a nossa fé e acreditar que Deus promete e cumpre.
Nós devemos saber esperar e, para nos aproximarmos de Deus, é necessário ter uma fé viva. Nós não podemos ter uma fé morta; precisamos saber esperar o tempo de Deus Pai. Nós precisamos saber aguardar as ações do Senhor na nossa vida, porque não somos os controladores da nossa vida. Quem nos conduz é Nosso Senhor Jesus Cristo! É o amor de Deus que nos leva para frente; no entanto, insistimos em querer conduzir nossa vida sozinhos e não confiamos no Senhor.
A fé precisa ser convicta, pois não podemos ficar “no mais ou menos”; precisamos ter certeza. A vida é cheia de desafios; em muitas situações, pelas quais passamos no cotidiano, necessitamos ter uma fé persistente. Precisamos ter a fé de Abraão, pois quantas situações ele viveu e, mesmo assim, não deixou de ser obediente a Deus, porque quem vive na obediência, Deus age na providência. Deus promete e cumpre o que nos prometeu.
Quantas vezes nós começamos a rezar e a pedir algo ao Senhor, e quando a graça não chega quando desejamos nós desistimos de rezar. Desculpem-me, mas isso é covardia, pois devemos persistir na fé e deixar a luz de Deus entrar na nossa situação. A luz entra na nossa vida e nos cura, porque o milagre acontece para aqueles que têm paciência para esperar a ação do Senhor.
Devemos ser homens conduzidos pelo Senhor, somente pela fé Deus vai agir na nossa vida. O segredo dos fortes é a perseverança. Durante toda esta semana a liturgia nos convida a sermos cristãos autênticos. Devemos ser praticantes de uma fé viva, bendizendo e louvando a Deus Pai. Quando você viver isso o milagre acontecerá na sua vida!
Não desista, porque o que cabe a você é a persistência. É tempo de sermos homens e mulheres que acreditam nas promessas de Deus, pois é muito fácil acreditar no que as pessoas dizem. É preciso crer em uma bênção especial para você. Então se você acredita nisso, vá atrás da sua bênção.
Desafios e problemas todos nós teremos, como Jesus nos ensina nos Evangelhos, por isso é importante ter coragem para viver a fé. Levante a cabeça e confie no Senhor! Muitas vezes, a nossa fé é fraca porque a Palavra de Deus não está impregnada em nosso interior. Para ser um homem de fé é preciso ser um conhecedor das Sagradas Escrituras.
“Dai-me uma fé viva e nova para que seja traduzida na vida” [trecho música]. Ninguém pode ter fé sem ter algo em que se fundamentar, pois a fé é um estado de espírito de vida. É importante ouvir a Palavra de Deus e a colocar em prática para testemunhar esses ensinamentos.
Todos os dias, ao se levantar, entregue sua vida a Deus para que os milagres de que necessita aconteçam. A fonte da nossa fé é o conhecimento sobre os ensinamentos do Senhor, porque, quem espera no Senhor, precisa estar com o coração preparado para receber as bênçãos.
Tomados pela certeza de Cristo, que possamos viver a missão do Senhor na nossa vida e esperemos os milagres do Senhor, porque a nossa segurança está em Jesus Cristo. Não desista de sua fé e não a abandone, mantenha o seu coração fixo no Senhor e a renove diariamente.
Transcrição e adaptação: Alessandra Borges