Maria é quem está nos trazendo aqui para nos apresentar seu Filho. Jesus está com Maria, Maria está com Jesus e onde está Jesus, nós estamos, e onde está Maria nós estamos também.
Os dois grandes grupos aqui presentes, novas comunidades e terço dos homens, hoje celebram a sua identidade na Igreja, a identidade de evangelizadores, aqueles que levam Jesus para o coração dos outros, e quando as novas comunidades se reúnem, se reúnem para agradecer, louvar a Deus e para mostrar a sua fé em Jesus cristo, fé que não pode ficar parada dentro do grupo, mas se espalhar.
O anuncio do anjo a Maria, nos mostra o momento em Deus interferiu no destino da humanidade. Olhando para seio de maria, podemos dizer “aqui o verbo se carne”, precisamos venerar a pessoa de Maria, que já estava pensada por Deus, desde o momento em que o homem fraquejou, e Deus não condenou a pessoa humana, mas através de uma mulher trouxe a salvação.
O anjo a saúda ave cheia de graça, Maria responde com sua alma, 'eis aqui a serva do Senhor', podemos dizer que maria deu a resposta de sua própria vida. Ela tinha sido escolhida por Deus Pai, fecundada pelo Espírito Santo, nenhuma mulher teve essa graça e a resposta de Maria, não foi de vaidade, ela disse: “eis aqui a escrava do Senhor”.
Se prosseguíssemos a leitura do evangelho, encontraríamos Maria visitando Isabel, ela vai para servir, serva do Senhor, serva da Igreja, serva de todos, ela não quer nada para si, ela quer servir e esse encontro é maravilhoso, nos ensina muita coisa, Maria aproxima de Isabel e Isabel toma a palavra “como pode vir a mim, a mãe do meu Senhor?”
Maria é elogiada por Isabel, Isabel atualiza aquela palavra do anjo como principal entre todas as mulheres, não lhe causou nenhuma vaidade, mas causou a Isabel grande admiração, Isabel falava em nome de seu povo, “bendita és tu entre todas as mulheres”.
E a resposta de Maria, ao elogio de Isabel, não é outra senão uma oração, como se dissesse: “Isabel você está me elogiando, tudo isto pertence a Deus, Deus que é grande, eu sou a serva do Senhor”, Veja que alma é essa de Maria, mãe do nosso salvador e nossa mãe. Ela nos ensina que Deus é imensamente grande e que olha para nós, Deus nos ama, Deus ama a humanidade, Deus ama a Igreja , Ele me ama, Ele olha para pequenez de nossa existência.
Estamos na escola de maria, aquele que apresenta a maior das lições, Deus olhou para nossa humildade.
Novas Comunidades aprendam com Maria a reconhecer sua identidade. Rezar o terço é de fato um jeito de estar presente, matriculado na escola de Maria, ali aprendemos muitas coisas, “quando estamos rezando, estamos contemplando o rosto de Jesus com os olhos de Maria”(João Paulo II).
O terço é justamente a contemplação de toda a vida de Jesus, é estar perto de Maria e na vida de Jesus, que nos prepara para a liturgia, ela nos ajuda a participar melhor da Santa Missa, a tratar melhor os irmãos, a ser como Jesus quer que sejamos, no terço aprendemos com Maria. Estamos aqui para venerar Maria, para aprender com Ela, como honrar a Jesus, e como Ela dizer: “Deus fez em mim maravilhas”.
Aprendemos com Maria como responder a Deus, o terço é portanto de fato, uma oração que nos ajuda a chegar a Deus Pai, Filho e Espírito Santo.
O terço não é uma devoção simples, ela é muito importante para nossa caminhada de fé, o terço dos homens que está acontecendo no Brasil é para mim, uma grande obra de Deus através de Nossa senhora, ela está reunindo em muitos lugares homens que rezam, que veem Jesus com os olhos de Maria.
Transcrição e adaptação: Regiane Calixto
Veja também:
:: Divulgue sua paróquia na Canção Nova
:: Conheça o conteúdo Canção Nova disponível no iPhone
:: Faça parte do grupo "Eu acesso o cancaonova.com"
:: Escolha um canal e acompanhe a CN on line
ADQUIRA ESTA PALESTRA PELO TELEFONE: