Na Canção Nova tudo é providência, então entendemos que Deus tem uma graça para as mulheres neste dia especial.
Eu não entendo como as pessoas conseguem viver sem Deus, pois com Deus já é difícil, imagina sem Deus. “Sede alegres na esperança, pacientes na tribulação e perseverantes na oração.” (Ro12,12)
Desde de criança, eu fui vendo minha mãe enfrentando um esposo que era maravilhoso e de repente começou a beber e eu nunca via minha mãe triste, ela vivia “alegres na esperança”. Quantas mulheres se colocam diante de Deus, dizendo: “Senhor salva minha casa”, e Deus está ouvindo nossa oração, mas precisamos ser “fortes na tribulação”. Deus está nos convidando a sermos fortes, buscando nossa fortaleza em Deus. “No mundo tereis aflições. Coragem! eu venci o mundo.”(Jo 16, 31)
No mundo hoje, tudo tem que ser imediato, Deus tem que resolver meu problema hoje, só que com Deus não é assim, Ele tem um tempo para cada coisa, e Deus te chama a ser diferente no dia de hoje. Devemos ser “perseverantes na oração”, ser perseverantes, não é somente rezar no domingo, Monsenhor Jonas, nos ensina a rezar ao ritmo da vida, rezando e trabalhando, temos sim nos momentos de oração na Santa Missa, na oração do terço, com a Palavra, e é essa vida de oração que nos dá forças para vencermos a tribulação. Só seremos perseverantes, se tivermos um encontro com Deus, com sua Palavra, lendo a bíblia todos os dias. Deus permite que passemos por sofrimentos para que possamos testemunhar que todos podem vencer as tribulações.
Quando um filho cai, a primeira reação da mãe ou do pai é pegar o filho no colo, eu não sei o que você está vivendo, mas Deus está te carregando no colo, Ele é pai. Deus falava assim comigo: “Vinde a mim, vós todos que estais cansados sob o fardo, e eu vos aliviarei.” (Mt11,28). Tem alguém cansado aqui? Quero pedir a graça de Deus hoje para você, que está cansada, desempregada. Como é difícil esperar ainda ser alegre, “alegres na esperança”, você vai ter tribulação, mas viva sua tribulação com Deus. Nós não sabemos no dia de amanhã, mas confiamos. Qual a diferença daqueles que estão com Deus? Eles têm tribulação, mas mantém os olhos fixos no Senhor.
Eu quero convidar a vocês a descobrir sua vocação dentro da Igreja. No meio das suas tribulações, procure sua paróquia, faça a diferença, procure trabalhar em alguma pastoral, seja ativo. Descubra sua vocação, independente de sua idade; procure seu pároco, você pode ajudar muito, seja a diferença onde você está.
Não fique parado! Nós descobrimos a vontade de Deus trabalhando, dando passos, se procurarmos em lugares ruim, acharemos coisas ruins; mas se procurarmos em lugares bons, acharemos coisas boas. Tenha coragem!
As vezes achamos que Deus não ouve a nossa oração, mas será que não somos nós que não estamos ouvindo a Deus? Nossa vida é um sopro na mão de Deus, na situação que você está vivendo só Deus para resolver; para Ele nada é impossível, mas existe o tempo de espera. “Esperei firmemente no Senhor e ele se inclinou para mim, atendendo a minha súplica”(Sl 40,2)
Com os filhos de Deus não só acontece coisas ruins, precisamos esperar no Senhor colocar nossa confiança n'Ele, pois não estamos sozinhos.
Transcrição e adaptação: Regiane Calixto