Espero que para mim seja fácil partilhar com vocês. Coloco essas palavras na presença de Deus.
Vocês sabem que em Atos 1,8, Jesus, antes de subir aos céus, quando os discípulos perguntaram se era o momento de estabelecer o reino de Israel, Ele disse: "A vocês não cabem saber o momento que o Pai tem preparado, mas fiquem em Jerusalém e lá vocês receberam o poder do alto”. Hoje, quero dizer a vocês: "Fiquem em Cachoeira Paulista, fiquem na Canção Nova, nesse maravilhoso lugar de encontro de evangelização para receberem o poder do Espírito Santo".
Vocês não vão embora como chegaram aqui. Vocês voltarão cheios do Espírito de Deus, ungidos com a graça que vem do alto. Eu sei que, ontem, na Missa, Dom Taveira, Padre Jonas e outros irmãos estiveram orando para que fôssemos batizados no Espírito Santo. Hoje, nós voltamos a precisar do Espírito Santo. Na Igreja, é Pentecostes todos os dias.
João Paulo II falava: "Pentecostes é hoje, agora, em cada lugar do mundo". Hoje, amanhã, será sempre Pentecostes. Vamos levantar nosso coração, nossos braços e dizer: "Vem, Espírito Santo, porque precisamos de Ti, queremos falar de Deus. Transforma a nossa vida". Que essa oração fique no coração de vocês neste momento da pregação.
Irmãos, para que nós queremos o Espírito Santo? Necessitamos do Espírito Santo porque Ele nos permite encontrar com Jesus. Vamos andando pelo caminho, somos como Maria Madalena, estamos procurando o Senhor. E quando Ele chega perto, achamos que Ele é o homem que está cuidando do jardim. Somos os pescadores, lançado redes inutilmente nas águas do mar, e Jesus está na praia preparando nosso alimento.
Precisamos ungir nossos olhos com as "gotas" do Espírito Santo. O evangelho nos fala constantemente como muitas pessoas procuraram Jesus. Nossa Senhora estava rezando quando o Anjo anunciou que Ela seria Mãe de Jesus. O anjo disse: "O que nascerá de ti será grande e Filho do Altíssimo".
Foi o Espírito Santo que levou os pastores a Jesus, que fez com que Simeão visse o Filho de Deus. Também, Ana, a velha profetiza, dançava pelo Espírito de Deus. Foi o Espírito Santo que ungiu Zaqueu para que ele descesse da árvore acolhesse Jesus na casa dele.
Ouça: Por que precisamos do Espírito Santo?
Vocês querem o Espírito Santo? Vamos pedir, então. Que Ele venha nós e nos permita encontrar Jesus. Vamos falar desde o profundo do nosso coração: "Espírito Santo, abre os olhos do meu coração, para que eu possa encontrar Jesus".
Na Palavra de Deus, lemos na Carta aos Hebreus que de muitas maneiras Deus falou a nossos pais através dos profetas. Mas, nesses tempos que são os últimos, Ele falou para nós através de Jesus Cristo. Na oração do Creio da Igreja Católica, confessamos que Jesus Cristo está vivo hoje. É o Espírito Santo que nós faz encontrar Jesus ao lermos as Escrituras.
Gostaria de convidar você para ouvir a voz de Deus. O Senhor nos fala sempre através da Palavra revelada, através da Igreja, da comunidade cristã, dos fatos que acontecem no mundo. Através dos pobres devemos escutar Jesus.
Esse Congresso não tem outra finalidade, senão escutar Jesus. Vamos dizer como o menino Samuel: "Fala, Senhor, que teu servo escuta".
A palavra "sacramento" significa mistério. Um momento de bênçãos, de graças. Não quer dizer que a gente não possa compreender. É simplesmente um momento no qual Jesus vem até nós para dar a sua graça, o seu amor. É Jesus que faz-nos nascer com a força do Espírito, nos nutre, nos dá seu Corpo, Sangue, Alma, Espírito. Por isso, um santo dizia: "Receba o Corpo de Jesus e o fogo do Espírito".
É Jesus que nos cura, fortalece, alimenta. É o amor de Deus que se derrama sobre um homem e uma mulher para constituir uma pequena Igreja. O que é Sacramento, senão a oportunidade de servir a Deus e a Igreja? O Corpo de Jesus é o Sacramento onde Deus nos revela o seu amor. Quando beijamos as feridas de Jesus, somos purificados pelo Espírito Santo.
A Igreja Católica é um Sacramento de Jesus. Essa “cidade Canção Nova” é sacramento para mim. Cada pobre é um sacramento para mim. Quando dou um pão a quem tem fome, dou água a quem tem sede, dou a Jesus. O Espírito Santo tem que purificar o meu olhar para que eu veja em todo lugar Jesus glorioso ou doloroso.
Se encontramos a Jesus, se vivemos de Jesus, é para que anunciemos a Jesus. Vocês não vieram a ouvir palavras, mas a comprometer-se com o anúncio de Jesus. Para isso, vocês precisam do Espírito Santo, o primeiro Agente da evangelização, que ilumina o pregador.
Nos enchemos do Espírito Santo para evangelizar com poder.
Às vezes, falamos que o mundo tem fome de Deus. Mas o mundo não conhece esta necessidade, não sabem do que precisam. O mundo só está preocupado com a violência, com o consumismo, com o sexo. O mundo não sabe a riqueza do Evangelho que temos para anunciar.
Que o Senhor nos ajude!
Transcrição: Maurício Rebouças
Fotos: Lucilene Silva