Uma das indústrias que mais estão crescendo é da ilusão; são pessoas que estudam e trabalham para iludir você e eu. Há muita gente que ganha milhões para nos apresentar a ilusão nos meios de comunicação.
A Palavra de Deus nos diz: “Irmãos, ninguém se iluda”, a pior ilusão que uma pessoa pode viver é quando ela ilude a si mesma.
Há também a ilusão de pensarmos sempre ser os certos. Só abrimos espaço para aprender quando reconhecemos que não sabemos muito. “Se algum de vós pensa que é sábio nas coisas deste mundo, reconheça sua insensatez, para se tornar sábio de verdade; pois a sabedoria deste mundo é insensatez diante de Deus.”
Não se iluda pensando que você tem todo o poder. Cuidado para não escolher fazer de você mesmo um deus!
O Evangelho relata a história de Pedro que estava à margem. “Os pescadores haviam desembarcado e lavavam as redes. 3Subindo numa das barcas, que era de Simão, pediu que se afastasse um pouco da margem. Depois sentou-se e, da barca, ensinava as multidões. 4Quando acabou de falar, disse a Simão: “Avança para águas mais profundas, e lançai vossas redes para a pesca”. 5Simão respondeu: “Mestre, nós trabalhamos a noite inteira e nada pescamos. Mas, em atenção à tua palavra, vou lançar as redes”. 6Assim fizeram, e apanharam tamanha quantidade de peixes que as redes se rompiam. 7Então fizeram sinal aos companheiros da outra barca, para que viessem ajudá-los. Eles vieram, e encheram as duas barcas, a ponto de quase afundarem.”
Jesus teve toda uma pedagogia para tirar Pedro daquela ilusão; a verdade precisa ser feita com caridade.
A maior ilusão que alguém pode adquirir é acreditar que a nossa vida não tem mais sentido. Quando perdemos os nossos sonhos, nós nos tornamos um peso para nós mesmos e para os outros. Para sermos chamados pelo Senhor precisamos estar no nosso lugar.
Um iludido nunca vai dizer “sim” a Deus. Tenha coragem de se deparar com a sua verdade. Será que você é tão insensato que não consegue deparar com sua verdade e dar uma resposta ao Senhor!?
Pare de se iludir! O iludido é um covarde que não consegue deparar com a própria verdade. O que mudou a vida de Pedro, que estava cansado, foi ele ter escutado a verdade.