Talvez estamos vivendo um momento muito ruim, de muitas dificuldades, do qual não sabemos o que fazer das nossas vidas. Se você disse: “Eu não sei mais o que fazer!” Saiba que Deus sabe, Ele é capaz de renovar todas as coisas…
Nós cantamos: "Criai em mim um coração que seja puro" o Salmo 50, Jesus sabe arrancar um coração de pedra e de transformar em um coração de carne.
Deus é o Senhor do tempo, e portanto ele pode cuidar do meu passado, do meu presente e do meu futuro. Por conta disso, entendemos a importância do arrependimento.
Vimos na leitura de hoje que Davi se acomodou diante de seus pecados. Davi precisava tratar o seu coração. E num certo momento, ele “caiu na real” e precisou olhar para dentro dele e se encheu de arrependimento.
Sabemos que a acusação vem do Diabo e ela pode causar em nós uma grande barreira entre eu e outro, a ponto de só enxergamos os seus defeitos, mas o Espírito Santo nos ajuda a enxergar a verdade que existe em nós e também no meu irmão.
Arrependimento é olhar para dentro, e deixar que o Espírito Santo nos dê a graça de conseguirmos ter o coração cada vez mais perto de Deus. Sabemos que é difícil olhar para dentro de nós mesmos.
Existem pessoas que fogem, e por isso tem a dificuldade do silêncio, exemplo disso é o costume de chegarmos em casa e a primeira coisa que fazemos é ligar a TV ou o Rádio.
Precisamos ter um coração humilde diante de Deus. O sentimento de culpa é mais do que ficar triste por causa de uma situação, mas é uma tristeza segundo Deus, de ter me perdido do Senhor, de sair do seu caminho, não apenas uma decepção consigo mesmo.
Somos como vaso de barro, e precisamos do oleiro que é o Senhor, e quem nos ajuda a isso é o Espírito Santo.
O arrependimento tira das pessoas a amargura, o sentimento de culpa. Sabemos que por nós mesmos não sabemos fazer o que é bom, mas com o auxílio d'Ele aprendemos.
Arrependimento é libertação! Temos um Deus que sabe nos perdoar e seu Amor cobre uma multidão de pecados!
Se buscarmos o Senhor de todo o coração, alcançaremos a vitória. Aquilo que não vemos de graça em nossas vidas, não significam que elas não estão acontecendo, mas o próprio Deus está cuidando. O remédio para a ansiedade é a confiança.
No evangelho de hoje, vemos a tempestade acalmada, os discípulos se desesperaram, pois viram o quanto a tempestade era forte, entrava água no barco. Muitas vezes, acontece o mesmo conosco e pensamos que o barco de nossa vida será quebrado no meio.
Ainda no evangelho, percebemos que Jesus estava dormindo e os discípulos correm até Ele e se queixam sobre o que estava acontecendo. Conosco acontece o mesmo, queremos gritar para Jesus e dizer como os discípulos: “Senhor, tu não vês que a minha vida está afundando?”
Ele sabe de todas as coisas, sabe que muitas vezes perdemos o controle, mas precisamos saber que a única segurança que temos é que Ele está conosco, que Ele está no mesmo barco que eu.
Mais do que ninguém, Jesus nos conhece e permanece em nós. Irmãos a nossa segurança é o Senhor!
Transcrição e adaptação: Luana Oliveira