Jesus se aproveita dos nossos fracassos para mostrar os milagres que podemos vivenciar em nossas vidas; são muitas as superações que podem ocorrer, independentemente da queda que sofremos.
Muitas vezes, em nossas missões, enfrentamos insucessos, mas é exatamente nesses momentos que devemos nos abrir para o recomeço, é necessário aprender com nossos fracassos e assumir a coragem de recomeçar.
Mais do que fracassar, devemos aprender a fracassar sob a obediência de Deus, pois, muitas vezes, o insucesso nos atinge porque não estamos agindo e vivendo segundo a vontade de Jesus.
Precisamos relembrar a misericórdia de Deus, pois diante do fracasso o Senhor age em nossa vida. Estamos em um tempo de movimentação, não podemos ficar parados, é necessário progredir sempre.
Assim como Pedro, não devemos temer as ações de Deus em nossa vida ou negar a Sua ajuda quando Ele se dispõe. O apóstolo foi obediente e lançou suas redes. É assim que devemos ser, filhos obedientes, pois ao jogarmos nossa rede a traremos cheia de glórias e bênçãos de volta ao nosso barco.
Infelizmente, temos muita facilidade em desobedecer a vontade de Deus, pois dentro de nós existe um espírito natural de anarquia. E só Jesus é capaz de nos acalmar com as graças do Espírito Santo.
Jesus confia em nós e jamais desistirá de nós, mesmo diante dos maiores fracassos. Hoje o Senhor nos chama à obediência, pois ela gera força e nos fecunda. Deus recompensa essa virtude com muitos frutos.
A Palavra é abundante em graça e bênçãos, e se ela é assim, é fruto da nossa obediência diante dos ensinamentos de Deus.
Mesmo diante das nossas negações e crises de fé, Deus nos acolhe e nos direciona no caminho certo. Por isso, não desista da caminhada, o Senhor tem um propósito para cada um de nós e Ele não permitirá que caminhemos para a derrota ou que nos desviemos.
Assim como Jesus escolheu Pedro naquele lago, hoje Ele nos escolhe. O olhar d’Ele está parado sobre nós. E nos ensina de muitas formas e nos chama para experimentarmos a conversão.
Diante do imenso poder de Cristo é que reconhecemos nossas fraquezas e pecados. Quanto mais próximos estamos d’Ele, tanto mais somos capazes de fazer o exame de consciência e ver onde erramos. Isso é prova de que estamos progredindo, mesmo diante dos nossos fracassos e quedas.
Ele nos convida a esquecer o pecado, pois se estamos reconhecendo nossos erros é porque estamos dispostos a ser pessoas melhores, segundo as palavras do Pai.
Peça a Deus a graça mais profunda para entender o mistério da obediência e, ao fazer isso, você se prostrará diante não da Palavra de Deus, mas diante do próprio Deus. Pois será bem-aventurado aquele que crer baseado nos ensinamentos que Jesus nos deixou.
Transcrição e adaptação: Gustavo Souza