Talvez neste momento, você esteja se lembrando de muitas coisas que você deixou de viver e precisa retomar. Por isso que o discipulado é uma escola contínua, na qual estamos em constante formação. É justamente, neste tempo, que Jesus capacita os discípulos que escolheu. Nosso discipulado hoje pode ser diferente daquele que os apóstolos viveram, pois eles caminharam com o próprio Cristo ao lado deles.
Mas, hoje, o nosso discipulado tem como objetivo nos preparar para a Segunda Vinda de Nosso Senhor Jesus Cristo. Desculpe-me, mas se você e eu não estivermos prontos, correremos o risco de o Senhor nos pegar desprevenidos e recebermos a triste notícia de que Ele não nos conhece, pois verdadeiramente nunca colocamos nossos talentos a serviço de Deus.
Será que temos amado ao Senhor de todo o nosso coração? Ou reservamos apenas alguns momentos da nossa vida para Ele? Quando optamos por levar uma vida de qualquer forma, corremos o risco de abusar da Misericórdia de Deus, pois estamos sendo indiferentes ao amor d’Ele.
Aquele que deseja ser um discípulo autêntico, não pode esperar as coisas acontecerem, mas sim, se antecipar e viver como se este fosse seu último dia e seu último momento. Não podemos mais perder tempo com coisas passageiras, pois não conseguiremos esconder de Jesus a forma como levamos nossa vida. Outro ponto essencial do discipulado é nos preparar para dar ao próximo aquilo que recebemos de Deus. No entanto, ninguém pode dar ao próximo aquilo que não vive ou não experimentou. Para fazer discípulos é preciso ter sido discípulo de Cristo antes. O nosso discipulado precisa ser autêntico, porque, quando a verdadeira perseguição começar, teremos que estar preparados para esse tempo. Ser discípulo é estar preparado para o fim dos tempos!
Uma das formas de nos prepararmos para isso é por meio da Palavra de Deus. Não pode existir um discípulo que não conheça a palavra ou não seja capaz de ouvir aquilo que seu mestre tem para falar. Muitos não são capazes de ouvir o que Jesus tem para lhes dizer porque estão com os corações ocupados com as coisas do mundo.
Infelizmente, algumas pessoas trocam o convívio com a família pelo capítulo da novela, alegando que é tudo uma distração. Porém, essa distração tem levado o adultério, a pornografia, a morte e muitas outras coisas para dentro da sua casa. O testemunho do discipulado precisa começar dentro do nosso lar. Não basta sermos salvos, mas precisamos também levar todos os que foram confiados a nós à salvação. Para sermos discípulos, precisamos de um coração puro e aberto ao Espírito Santo de Deus, pois só assim Ele será capaz de reinar sobre todas as coisas.