A Eucaristia é a nossa fonte de nutrição espiritual, pão dos fortes e sustento dos fracos
A Eucaristia é pão dos fortes, mas, também, o sustento daqueles que reconhecem-se fracos. Você reconhece-se fraco? Assim como alguém que sofre com a anemia, o corpo é enfraquecido; quem não sustenta-se com a Eucaristia, enfraquece-se espiritualmente.
Como está sua vida espiritual? Vivemos numa sociedade imediatista, onde a estética e a superficialidade ditam o padrão de comportamento. Não por priorizar a saúde, e sim, por aparentar um determinado padrão de beleza. O problema é que, nem tudo o que parece bonito, no seu interior é saudável.
Sem saúde espiritual não temos força para enfrentar as lutas, os desafios. E, quando não nos nutrimos, quando não dedicamos tempo à nossa nutrição espiritual, vamos nos arrastando. Assim como, quem quer correr em uma maratona sem preparo, acaba apenas se machucando, é assim que acontece com quem vive sem nutrir-se.
Sociedade que não dá prioridade às necessidades
Nossa sociedade nos ensina a escolher o mais prático e não o necessário! Nós, enquanto Cristãos, precisamos entender a importância da nutrição espiritual em nossas vidas. Compreender que, se não participarmos do pão dos fortes todos os dias, vamos cair e padecer.
Muitos cristãos abrem a mão do sustento diário da Eucaristia, (assim como algumas pessoas acreditam que chás e shakes, sem a devida nutrição, vão ajudá-las a serem saudáveis), propondo-se a enfrentar as tribulações, tropeçando e se arrastando. Esse não deve ser o nosso comportamento, antes devemos valorizar a Eucaristia.
Davi um exemplo de dependência de Deus
Davi é um exemplo de pessoa dependente de Deus, na passagem em que ele enfrentou o gigante Golias, fica evidente a postura de quem tem a presença d’Ele em sua vida. Aquele jovem não venceu o gigante pelas suas próprias forças, ou pelo incentivo do povo, ou de sua família; Davi derrotou o gigante única e exclusivamente na dependência de Deus, assim devemos vencer, não abrindo mão da sagrada Eucaristia.
Davi venceu ursos, leões e o próprio gigante Golias, sustentado pela presença de Deus em sua vida, assim devemos nós fazer também! Renovando, constantemente, a presença de Deus em nós pela Eucaristia, o pão dos fortes, e assim, sendo vencedores nas lutas diárias.
Qual Golias que você precisa vencer? Vai confiar nas armaduras e armas da autossuficiência? Ou vai confiar na presença de Deus? Vamos depositar a nossa confiança na presença de Deus em nós, vamos tomar do pão dos fortes! Chega de anemia espiritual.
Assista a pregação:
Leia também:
Eucaristia, Pão da vida eterna
Transcrito e adaptado por Jonatas Passos