Escolha aquele que salva: Jesus
Neste itinerário quaresmal que estamos vivendo, somos colocados diante de nossa própria consciência, como se estivéssemos diante de um espelho, que Deus nos coloca não para nos acusar, mas para termos tempo de conversão.
Quem é o divisor?
A palavra Jesus significa Deus salva. Já o significado da palavra diabo é divisor. Todo reino dividido cai, é essa a intenção do divisor, esse é o plano do diabo. Dividir os povos, os governos, a religião. Todo e qualquer reino, comunidade ou governo que se divide, não subsiste.
Qual é o plano do divisor?
A primeira divisão que o divisor quer fazer é nos separar de Deus, separar-nos do que é d’Ele. Paremos para pensar: quais são as más inclinações do meu coração, que me separam de Deus? Pensamentos, vontades, sonhos, vícios? É preciso fazer um exame de consciência. Separados de Deus, vamos buscar outros deuses, vamos buscar ser confortados de outras maneiras. Longe de Deus é muito fácil cairmos nas más inclinações.
A segunda divisão que o diabo quer nos propor é nos separar dos nossos irmãos. Quanta divisão há no meio de nós! Inimizades entre cristãos, entre irmãos, entre marido e mulher por causa de poder, de status. Quando há irmãos divididos, o plano de Deus não acontece ali, mas o plano do diabo.
O divisor ri da nossa cara, porque estamos trabalhando “de graça” para ele. O plano de Deus, ao contrário, é que caminhemos juntos.
A terceira divisão é nos dividirmos em nós mesmos, entre aquilo que eu somos e aquilo que fazemos. É Jesus quem mostra a verdadeira face que devemos ter. Somos filhos de Deus, somos fortes em Deus, mas podemos nos desfigurar sendo levados pela droga, pela prostituição, pela fofoca, que nos desfiguram da nossa filiação divina.
Leia mais:
:: É preciso suportar a tribulação
:: Superando as inquietações
Transcrição e adaptação: Renata Santiago