Viver as bem-aventuranças é o mesmo que entrar no caminho da santidade
Na exortação apostólica Gaudete Exsultate, o Papa Francisco traz alguns aspectos para nós, cristãos: “A bem-aventurança é como a própria identidade da nossa vida”.
É como um bilhete da identidade do cristão. Ser cristão está na nossa personalidade, na nossa vida, dentro do nosso ser. Porque, quem nos criou foi Deus e Ele nos fez para sermos santos.
Viver as bem-aventuranças é o mesmo que entrar no caminho da santidade. Nós trilhamos um caminho durante nossa vida e, vivê-las, é como nadar contra a maré. Pois, as vivendo, vamos ao contrario daquilo que o mundo nos apresenta.
Jesus nos diz: “Bem-aventurados sereis quando vos caluniarem, quando vos perseguirem e disserem falsamente todo o mal contra vós por causa de mim. .Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus, pois assim perseguiram os profetas que vieram antes de vós” (Mateus 5,11-12).
Para o mundo isso é loucura, mas para nós, que somos chamados, é estarmos dentro da vontade de Deus, que nos levará ao Céu. O Papa Francisco nos diz que a palavra “Bem- aventurado” se traduz, também, na palavra santidade. Por que?
“Porque expressa que pessoa fiel a Deus e que vive a Sua Palavra, alcança na doação de si mesmo, a verdadeira felicidade.”
O amor ao próximo, também, está no fundamento da bem-aventurança. Somos chamados a olhar o próximo com um olhar de misericórdia. Somos chamados a essa doação de nós mesmos, com gestos de caridade e sem esperar por recompensas.
Então, precisamos buscar viver a bem-aventurança, para entrarmos, cada vez mais, no caminho que nos levará ao Céu.
Veja mais::
.: Felizes os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia
.:Felizes os mansos, porque receberão a terra em herança
.:Felizes os puros de coração
Transcrição e adaptação: Nathane Rangel